Suio Ryu Iai Kenpo - Instituto Niten

Suio Ryu Iai Kenpo

O estilo do "Lobo Solitário"

imgcentral
Da esquerda para a direita, Gilberty Migliori, Soke Katsuse Yoshimitsu, Sensei Jorge Kishikawa, Wenzel Bohm

O Suio Ryu Iai Kenpo é um dos mais famosos estilos dos Samurais. Foi criado por Mima Yoichizaemon Kagenobu (1577-1665).

É um estilo de Shogo Bujutsu, ou seja, um ryu que incorporou uma grande quantidade de diferentes armas em seu currículo. O Suio Ryu contém técnicas de Iaijutsu, Kenpo (Kenjutsu), Naginata, Jojutsu, Kusarigama, Kumi Iai (Iai feito em duplas), Kogusoku (técnicas de torção e arremesso) e espada curta, sendo centenas de katas.

Nas técnicas do Suio Ryu, a ênfase está em vencer o oponente. Por trás há também um forte componente espiritual e filosófico, refletido em todas as técnicas do estilo.

Atualmente o estilo é praticado no Japão, Brasil, Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Portugal e Austrália. O 15° Soke é o mestre Katsuse Yoshimitsu. O Sensei Jorge Kishikawa, há muitos anos, é o mestre responsavel na America Latina.

No Instituto Niten o Suio Ryu é um dos principais estilos praticados. Por ser tão abrangente, é praticado em todas as modalidades.
Os alunos do Instituto Niten também aprendem a Naginata do Suio Ryu. São Katas muito intensos, conhecidos por sua eficiência e combatividade.



Mensagem de Katsuse Soke - 20 Anos do Instituto Niten




Mensagem do Soke Katsuse Yoshimitsu - gravado para a ocasião do Ato Solene na Assembleia Legislativa em comemoração aos 20 Anos do Instituto Niten em Agosto de 2013