Sensei Jorge Kishikawa
A trajetória do Sensei Jorge Kishikawa no Kendo

Sensei Jorge Kishikawa é 7°(sétimo) Dan Kyoshi em Kendo pelo Japão, a maior graduação existente no Brasil reconhecida pela IKF (Internacional Kendo Federation).
No Brasil, foi o primeiro mestre a receber esta graduação, aprovado de forma unânime por uma banca examinadora composta por mestres japoneses representando a IKF em visita ao nosso país (1998).
Logo jovem se consagrou em 3º lugar no Campeonato Mundial Juvenil de Tóquio, em 1977, conquistando a primeira medalha do Kendo brasileiro nos torneios mundiais dentro da categoria individual.
Em torneios brasileiros de Kendo detém o recorde: duas vezes Penta-campeão brasileiro consecutivo. Manteve-se invicto por quase 10 anos consecutivos, em 80 combates. Recebeu, em 1990, o troféu Atleta Super Campeão na categoria máxima, pela Federação Paulista de Kendo.
Em sua carreira, o Sensei Jorge Kishikawa trouxe para o Kendo brasileiro importantes conquistas nos torneios mundiais:
Atuou como examinador para a prova de graduação máxima no Brasil. Foi também diretor do Departamento Médico da Confederação Brasileira de Kendo na década de 90.
O Sensei Jorge Kishikawa por décadas foi uma das principais referências dentro do Kendo brasileiro também nos Katas. Demonstrou inúmeras vezes nos torneios brasileiros, além de ser auxiliar em seminários promovidos por ocasião da vinda de mestres japoneses ao Brasil. Foi durante anos membro da banca examinadora para as graduações mais altas (até 7º dan), onde avaliava os candidatos no kendo kata e na performance com bogu.
Atualmente o Sensei Jorge Kishikawa continua difundindo o Kendo através do Instituto Niten, onde os alunos praticam o Kendo dentro das aulas de Kenjutsu. O conhecimento que o Sensei Jorge Kishikawa possui dos estilos que moldaram o Kendo torna as aulas infinitamente mais enriquecedoras. Uma profunda viagem em busca da essência das artes da Espada Samurai