Katana - Instituto Niten

Cronologia da Katana

A história das espadas japonesas

imgcentral

A importância em se conhecer a cronologia da espada japonesa (nihon-to) está no fato de que a evolução da forma e processo de fabricação levaram a criação de espadas com características semelhantes. Apesar de diferenças individuais de cada artesão, o conhecimento da cronologia das nihon-to permite apreciar os detalhes das diversas espadas.





Tanto do Acervo do Sensei




Katana do Acervo do Sensei Jorge Kishikawa (Observe detalhe de uma faca como acessório da katana)




Tipos de espada


Cada espada é caracterizada por sua forma, método de fabricação (forja), tamanho, têmpera e polimento. Alguns tipos de espadas são característicos de períodos históricos.


  • Ken: Espadas retas de dois gumes. Ou são Jokoto ou são espadas rituais.

  • Tachi: Lâminas de 65 a 75 cm de comprimento, caracteristicamente com curvatura acentuada e ponta mais fina do que a base. Quando maiores que 90 cm de comprimento são chamadas de O-Dachi. Quando menores do que 65 cm, mas com a mesma forma, são chamadas de Ko-Dachi. Comuns no Período Heian até Muromachi (koto), são portadas penduradas do obi com o gume para baixo.

  • Katana: Substituiu a Tachi à partir do período Muromachi (Koto, Shinto em diante). Lâminas de 60 cm de comprimento ou um pouco maiores, porém de forma mais robusta e compacta, com curvatura menos acentuada e ponta maior do que as Tachi. Portadas enfiadas dentro do obi com o gume voltado para cima, o nome virou sinônimo de espada japonesa. Uma forma especial de Katana, a Uchigatana, era uma Katana menor do que 60 cm de comprimento, com uma curvatura maior e confeccionada para ser usada com uma mão.

  • Wakisashi. São lâminas entre 30 até 60 cm de comprimento, geralmente 40 cm de comprimento, coma mesma forma e montagem da Katana.. Acompanham a espada maior e seu conjunto é denominado Daisho. Tornou-se sinônimo da classe samurai pois apenas eles poderiam portar as duas espadas no período Edo.

  • Tantô: Lâminas menores do que 30 cm de comprimento, geralmente com 27 cm de comprimento, são denominadas tantô. Sua montagem é semelhante à de espadas maiores.




Curiosidades:


-Como o que caracteriza a espada japonesa é principalmente o processo de fabricação, junto aos tipos tradicionais de espadas, os especialistas examinam também outras lâminas de armas diferentes, como punhais, lanças (yari) e halabardas (naginata e nagamaki). Todas elas podem ser classificadas como “ katana”.


-As showato ou gunto (espadas da segunda guerra) são classificadas como militaria. Boa parte foi destruída pelo próprio governo japonês por não a considerarem katanas. Existem poucas espadas porém que foram forjadas individualmente para oficiais. Elas apresentam as mesmas características de espadas tradicionais, mesmo que tenham o valor diminuído por especialistas. Estas espadas têmpera e até assinatura e não apresentam o caractere SHOW gravado no nakago (parte da lâmina que entra no cabo da espada)