Mural Niten

Mural

Murais das unidades e posts de alunos

imgcentral

Kenjutsu e a Correnteza

por Meriguetti - Niten Rio de Janeiro - - 07-abr-2010

"Após anos no Niten, verifico que as confraternizações e encontros com o Sensei e os companheiros do Caminho trazem-me sempre renovada alegria e um sentimento de relação familiar que não se desbota. Para mim as reuniões do Niten sempre tem este caráter familiar. Eu sinto o Niten como uma família, uma família que escolhemos e que nos escolhe, onde há os momentos de confraternização e de seriedade, onde há o apoio mútuo e o cuidado recíproco, onde há o respeito e o companheirismo e, também, porque não dizer, a saudade dos companheiros que por distâncias geográficas encontramos apenas algumas vezes no ano. Em uma época que é comum falar em crises familiares, ingratidões filiais, pais omissos e outros tantos problemas desagregadores e degeneradores da núcleo familiar, vejo que os valores e comportamentos que seguimos no Niten resolveriam a grande maioria destas crises familiares. Fico feliz de fazer parte de um grupo, que inspirado nos ensinamentos do Sensei, optou por ser uma boa família e, assim, aprendemos a ser igualmente bons parentes nas nossas famílias." Kenjutsu e a correnteza - sentido de navegar Um mar caudaloso Pelas incontáveis ondas ancestrais, Conhecimentos antigos, Que sopram as velas, dos espíritos de seus navegadores. Rio que desce de montanhas elevadas, Nascida de nova queda d'água, Formada pelas chuvas Corrente de água invencível, Que somente com os olhos, Não se vence. . . não se compreende. O aprendizado vem com a coragem, A persistência de adentrar nestas águas, de submergir, ser engolido milhares de vezes, e sempre retornar á superfície, de retomar a nevagação. De ser parte do mar, de ser parte do rio, de ser a correnteza.

comentários  

Sensei - - ``Rio que desce de montanhas elevadas,
Nascida de nova queda d`água,
Formada pelas chuvas
Corrente de água invencível,
Que somente com os olhos,
Não se vence. . . não se compreende.`` me fez lembrar as cordilheiras no Chile.
Só vai compreender quem esteve la. So vai entender quem pratica o kenjutsu, conhecimento etéreo.

Krysamon - Rio de Janeiro - Meriguetti domo arigato pelo poema, já experimentou escrever algun haikai?

Meriguetti - Rio de Janeiro - Hai Senpai,
Sem dúvida o evento repercutiu. Durante a preparação da tese eu li muitos poemas dele além da parte histórica. Eu já conhecia algo, mas fiquei muitos anos sem ler. Quando eu fiz o poema foi ``de um golpe só``, ele ficou pronto rápido e logo enviei. No entanto, após as palavras do Senpai eu atentei que o estilo é similar a um dos estilos de Fernando Pessoa.
Afinal, sempre há alguém que ajuda ou ajudou para que alcancemos qualquer coisa, mesmo que seja através de livros. Arigato-gosaimashita

Wenzel - Rio de Janeiro - Que prazer ver o evento das teses do Rio repercutir assim.

Meriguetti - Rio de Janeiro - Senpai,
Arigato-gosaimashita Senpai. Sim, eu fiz o poema ( é inédito), mas olhando agora vejo que a tese (evento de Teses do NitenRio nov2009) sobre Fernando Pessoa deixou suas marcas, então é uma autoria conjunta.
Sayonará.
Meriguetti.

Wenzel - São Paulo - Meriguetti
o texto e o poema tem o jeito de um vinho encorpado
o poema é de autoria sua mesmo?
wenzel

Mais comentários


Últimas postagens: