Mural - Instituto Niten

Mural Niten Vitória

Como é Grande o Mar

por NitenRio - 28-mai-2018



Shitsurei shimasu,

Gostaria de relatar minhas impressões pessoais sobre o treino no RJ. É difícil expressar tudo em palavras, mas espero conseguir passar uma ideia.

De início, todo um planejamento com antecedência: quem vai, quando ir, como ir, onde ficar, como voltar, avaliar opções viáveis... um roteiro bem definido para minimizar a exposição aos riscos inerentes, mas especialmente evitando correr riscos desnecessários. O treino na realidade na já havia começado aí.

Primeira missão na viagem: manter a energia no trajeto. Nos manter acordados e conversando para ajudar a manter o motorista firme na direção. Pausas para esticar as pernas e revezar os motoristas, e uma parada para um bom lanche. Tudo seguiu como o planejado, e passou muito rápido! Conversas sobre o Niten, experiências, técnicas, etiqueta sobre como se portar e se apresentar ao visitar um outro dojo, e também conversas sobre os mais diversos assuntos, nos conhecendo melhor.


(...)

Arigatou Gozaimashita!
Couto - Unidade Vitória-ES






Continua (post completo)

comentários  

Christopher Thomas - VitóriaShitsurei shimasu,

Não pude participar do encontro da unidade Vitória coma unidade do Rio.
Mas para aqueles que tiveram a oportunidade de obter o primeiro treino fora da nossa unidade, foi gratificante.
Omedetou a todos e arigatou gozaimashita Couto pelo relato.
Sayounara!
Thomas

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,

É entusiasmante ver os colegas de dojo, em especial os iniciantes, dando as primeiras braçadas nesse grande mar. Omedetou. Gambate!

Caran

Formentini - VitóriaShitsurei shimasu,

Arigatou gozaimashita Couto por esse relato. Não vou comentar muito, pois com certeza serei repetitivo.

Na verdade, já sendo repetitivo (shitsurei shimashita por isso), gostaria de enfatizar esse sentimento de estar em casa, não importa a unidade. Já tive o prazer de treinar na unidade do Humaitá, com o Senpai Saraiva, e também no dojo de BH com o Senpai Bernardo, e a sensação que eu tive era a de que eu já conhecia as pessoas de lá havia muito tempo... a mesma familiaridade, a mesma sensação de estar em casa...

O Couto também partilhou sobre o fato de nosso pior inimigo sermos nós mesmos, e eu concordo. Fui muito confrontado comigo mesmo durante o treino... meus fardos costumam me assombrar com certa frequência...

No entanto, nesse treino tive um vislumbre de que o Caminho é o meio pelo qual vou vencer esses fardos, através da espada que dá a vida em abundância. Shitsurei shimashita, mas eu aproveitei que estava de Men e derramei umas lágrimas naquele momento, lágrimas que me libertaram da tensão que eu sentia (`é muita gente poderosa aqui`, eu senti quando comecei a treinar), e lágrimas de paz por saber que eu estava (e estou) no lugar certo.

Olhando para mim mesmo, vejo que ainda há muita luta pela frente. A cada treino cresce a consciência das minhas limitações, mas cresce também a vontade de lutar, de superá-las.

Arigatou gozaimashita ao Senpai Wenzel, ao Senpai Vaz e a todos os irmãos de espada do Rio pelo acolhimento e por essa experiência única.

Arigatou gozaimashita ao Senpai Arthur e meus colegas de dojo pela viagem e por toda a experiência e vivência partilhadas.

E, finalmente, arigatou gozaimashita ao Sensei por ter nadado contra a corrente para trazer o Caminho até nós!

Sayounara!
Formentini

PS: No começo, falei que não ia comentar muito, mas as experiências foram vindo à mente, e as palavras fluíram... shitsurei shimashita!



Últimas postagens: