Mural Niten Sorocaba
Senpai Wenzel em Sorocaba!
por Todesco - 26-nov-2013No dia 13 de novembro tivemos a honra de receber Senpai Wenzel em nossa Unidade.
Além de renovarmos nossa técnica e energia, o aprendizado maior foi na convivência com o Senpai, que nos passou ensinamentos e reflexões importantes sobre o Caminho.
Domo arigatou gozaimashita, Senpai!
"No dia eu estava totalmente nervosa e ansiosa tanto antes como durante o treino, mas com o decorrer do treino, das palavras do Senpai Wenzel, me acalmei, um pouco.
(…)
No momento de ouro quando foi falado sobre ser Majime (sincero, correto), até mesmo uma semana antes, eu já fiquei meio pensativa com as palavras, de ser mais sincera algumas vezes, principalmente em casa. E quando o Senpai Wenzel falou novamente sobre o Majime, sobre a peixaria, fiquei pensativa que ser ou não Majime transparece em tudo na vida.
(…)
Ouvindo as palavras do Senpai Wenzel, percebi que cada tema tinha ligação com outro tema que o Senpai abordava. Aprendi algumas coisas também. Provavelmente no birudô eu tenha cometido algumas gafes, coisa que cheguei a pensar no dia seguinte. Mas sempre tento pensar: errando a gente aprende, mas evitar de errar de novo, importante é perceber também.”
"O treino com o Senpai Wenzel foi intenso desda sua chegada ao dojo. Pudemos ver e sentir sua serenidade durante o treino, durante as lutas e durante o birudo.
Os momentos mais marcantes foram as correções, nos fazer ver as falhas e se dispor a corrigi-las guiando-nos. Durante as lutas os golpes, mesmo sendo movimentos delicados, são fortes e certeiros sem a necessidade de gastar energia.
Pudemos praticar os Katas do bom convívio e escutar as palavras de um Senpai próximo ao Sensei, sobre as correções, histórias e entender mais sobre o Caminho.”
"Muitas correções em Katas que até conhecemos, mas por algum motivo esquecemos ou deixamos de aplicar em algum momento.
Devemos manter o Zanshin (espírito em alerta) o tempo todo, ficar atento a tudo em volta, tanto no treino como em qualquer lugar, até mesmo na mesa do restaurante. Assim como não devemos nunca deixar o nó do hakama afrouxar, não devemos deixar a espuma da cerveja derramar.
Zanshin. Sempre.
Arigatou gozaimashita!”
Últimas postagens: