Mural Niten

Mural

Murais das unidades e posts de alunos

imgcentral

Estágio na ADM - Nobrega

por Niten - RJ/Maricá - 11-out-2016

Nobrega ficou em Estágio na ADM no mês de Outubro
Seguem palavras dele sobre essa vivência:


"Konnichiwa, shitsurei shimassu

No segundo dia de treino fiquei sabendo do estágio, na mesma semana comecei a falar com o gerente no trabalho e com a Senpai Midori.
No fim do último treino em Maricá Senpai Silveira me desejou uma boa guerra.
No primeiro dia me disseram que ninguém permanece o mesmo ao sair do estágio. Ao menos não se estiver o vivenciando como uma batalha.
Acabei de ler o Shin Hagakure ainda no avião, a primeira vez que peguei um, vale ressaltar. E desci com intuito de experienciá-lo. No primeiro momento já na ADM notei que o aprendizado aconteceria em momentos cotidianos. Desde acordar antes para adiantar afazeres, até limpar, arrumar e estar sempre de prontidão. Acima dos afazeres fica um espírito, um ímpeto explosivo que deve ignorar os poréns, as adversidades. Isso eu aprendi fazendo tudo que nunca havia feito, indo em lugares desconhecidos com ajuda do que se tinha a mão, tendo sempre solicitude para com quem precisasse.
Entre as missões que mais me marcaram: podar o jardim. calma e precisão, comprei uma pequena frutífera para cuidar em casa. outra lição que se sobressai, treinar diariamente é absolutamente necessário. Nesse quesito, estar cada dia com um Senpai diferente, em um lugar diferente, ouvi diversas vezes o mesmo momento de ouro em diferentes vozes, ver meus erros claros e postos e dia após dia lutar para corrigi-los. Por duas vezes treinei com o Sensei, em um misto de nervosismo e calma, nervosismo por estar diante do mestre, calma por saber que este é perfeitamente humano, próximo. Estar em momentos de ouro dados pelo Sensei foi o coroar de um algo muito planejado e esperado, a certeza de que, viajar para outro estado no meio das férias para um estágio, e finalizar cada dia dentro do dojo, foi a atitude mais satisfatória que eu poderia tomar.
Para finalizar este relato, conto do dia de chegada. Entrei na ADM, fiz as atividades iniciais, não tardou e fui para meu primeiro treino em São Paulo. Foi uma aula experimental de Kenjutsu. Potência, agilidade, concentração e resistência, ali era o meu primeiro campo de combate. Contra o cansaço e as dores, me preocupei em queimar o máximo de mim, captar as dicas, e sobretudo não parar.
Assim procuro estar agora, depois de voltar ao Rio de Janeiro, depois de voltar ao trabalho. Captar cada vez mais o meu entorno, e não parar. No começo pressupunha que no primeiro dia se iniciaria o combate e no décimo primeiro, eu voltaria com esta luta finalizada. Me enganei, as batalhas nem tiveram início lá, elas culminaram lá, e não vão mais parar, desse combate eu não quero mais sair.

Shitsurei shimassu
Domo arigato gozaimashitá
Nobrega"



Tags: Estagio,


Últimas postagens: