Mural Niten

Mural

Murais das unidades e posts de alunos

imgcentral

Encontro com os pais

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 20-set-2003

No encontro os alunos e monitores organizaram apresentações de KENJUTSU, JOJUTSU e IAIJUTSU e explanação sobre o treino e o aprendizado desenvolvido no grupo. O Coordenador Wenzel Bohm também comentou sobre possibildiades de aplicação de estratégia e outros aprendizados da espada samurai no dia-a-dia dos alunos e pais. Além de outras apresentações sobre diversos temas conduzidas pelos alunos.

Os pais também aprenderam os movimentos básicos do IAI, JO e KENJUTSU com os filhos e amigos, realizaram o primeiro KATA das modalidades e para os mais empolgados experimentaram o BOGU e cruzaram espadas!

Entendendo as palavras do Sensei.
por Célio Barcelos

O evento do dia os pais no Rio de Janeiro sábado dia 20/09/2003 para os alheios aos detalhes importantes, assim como eu, foi uma perfeição!! Os pais adoraram, os filhos ídem e nós monitores "simples mortais"... muito mais. (A rima é pobre mas o episódio é rico)

Mas houve um pequeno-grande gesto de misericórdia salvadora em tudo isto, que poderia ter passado em branco, não fosse a dedicação prodigiosa do Wenzel Sempai que não nos deixou escapar esta oportunidade ímpar de nos passar praticamente um verdadeiro ensinamento para quem está no Caminho. E é justamente este episódio que eu gostaria de relatar para todos:

Eu gostaria de destacar uma atitude, não de coragem, mas de consciência, de hombridade do Wenzel Sempai, que ao final do encontro com os pais (na data acima citada), soube transcender a pseudo-euforia do término do evento não apenas com um treino relâmpago para nos colocar com os pés no seu devido lugar como também nos brindar nos 15 minutos de SABEDORIA (com todas as letras maiúsculas) com a brilhante revelação de que tínhamos (até então desapercebido por nós) falhado!! Mas não parou por aí, não só percebeu que tínhamos falhado, como apontou cirurgicamente o momento da falha e, para surpresa de todos nós, assumiu para si toda a culpa.

Há um ditado que diz que a medida da grandeza de um homem não está na quantidade de louros que colhe nos seus acertos e sucessos mas no
reconhecimento de seus próprios erros. Por isso eu não lhe pedi desculpas (gomem nassai) no final de sua explanação, porque ele poderia
muito bem ter "cortado as cabeças" dos verdadeiros culpados, mas ele fez o que nos ensina o método KIR e o verdadeiro BUDO: "empunhar a espada que dá a vida".... em abundância!?!? Até então, eu não tinha entendido este último adendo do Sensei "...em abundância", como a vida, que por si só é absoluta, poderia ser abundante??? Mas agora compreendo muito bem, Ela é absoluta mas pode ser rica, ou melhor deve ser rica, rica de exemplos como este.

Domo Arigato Gozaimashita

 

"Foi um dia descontraído, mas como muitos sentimentos confortantes."
por Marcos da Paz Brum

Nossa!!! Como foi bom esse encontro, conseguir unir os Pais e seus filhos foi muito bom, pode juntar as energias de gerações.
Pude observar como os pais se sentiam felizes, já faziam não mais para seus filhos ficarem alegres, nem mesmo esse sentimento existiu,
cada um mostrava que fazer como o filhos eram tão divertido quanto difícil. Todos estavam muito felizes por conseguirem perceber o por que
de seu filhos se interessarem tanto pelo Niten. Muitos pais que vieram falar comigo, gostaram muito como a relação entre o Niten e eles, perceberam que ela era muito profunda, sentiram-se mais importantes e com vontade de treinar mais vezes ao lado de
seus filhos.

Houve o treinamento com eles de iajutsu inicialmente, sentiram todos que não podiam apenas fazer movimentos, haveria assim pra ele o primeiro enigma. O que deveria existir para que saísse um kata bonito? Depois houve alguns relatos de alunos, mostrando os benefícios
do Kenjutsu, Iajutsu e Jojutsu no dia a dia, na escola, com os pais. Também aconteceu varias demonstrações que deixaram os pais muito eufóricos. Pôde ter a oportunidade de fazer katas com seus filhos e assim sentir a energia deles. Mostraram uma garra enorme, até em enfileirar-se foram mais rápidos que seus filhos, mostrando assim uma grande vontade de praticar.

Definindo, o encontro os pais puderam colocar o Bogu, treinar Men uti, logo em seguida podendo lutar. Ao final todos, empolgados, após ao treino estavam diferentes, já entendo um pouco mais do objetivo do Niten e felizes por verem que seus filhos estão no verdadeiro caminho. Foi um dia muito descontraído, mas com muitos sentimentos confortantes.

Domo Arigato Gosaimassu:
Pais Presentes
Senpai Wenzel Böhn
Sensei Jorge Kishikawa

 

"..os pais puderam sentir o Espírito de Luta do Kenjutsu..."
por Marcus Vinicius Renault

Nesse sábado dia 20 de setembro ocorreu o 1° Evento dos Pais na Unidade Rio de Janeiro. Eu achei muito interessante a idéia de trazer os pais para dentro do Dojo e fazer com que eles travassem contato com as Artes da Espada Samurai. Com essa iniciativa, os pais puderam entender um pouco mais sobre a filosofia Samurai que os filhos aprendem no Instituto Niten. Além disso os pais puderam sentir o Espírito de Luta do Kenjutsu, a paciência e a concentração do Iaijutsu e as posturas e bases do Jojutsu.

Os alunos também aproveitaram o evento para aprender mais sobre respeito e reverência aos antepassados e aos mais velhos, treinando com seus próprios pais. Acho que todos os pais perceberam esse aspecto e se sentiram muito bem treinando com os filhos.

Meu pais falaram muito bem do evento e esperam ansiosos outra oportunidade de treinar no Dojo do Rio de Janeiro.

Ariagatou gozaimashita!!!

Sayounara!!!



Últimas postagens: