Mural Niten

Mural

Murais das unidades e posts de alunos

imgcentral

Filosofia das Virtudes

por Luciana Lebel - RJ/Rio de Janeiro - 20-mai-2010

Perspectivas de Platão e o Bushido

Konichiwa, mina san!

No Niten também temos contato com a filosofia das artes marciais. Abaixo deixo um artigo para vocês onde fiz uma relação entre a filosofia grega de Platão e o bushido. Será que existe algo em comum? Bom, acredito que encontrei algumas semelhanças, confiram!

“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo”
 Platão

Através da leituras sobre Platão, podemos perceber a existência de uma ligação interessante entre seu entendimento sobre a virtude e as virtudes do código de conduta do Bushido. O que praticamos
e de certo modo buscamos intuitivamente no Instituto Niten, a honra, a coragem, a sabedoria, etc,já foram foco de estudo do filósofo grego ateniense em (370/380 a.C).

Platão como um filósofo de sua época valorizava muito o aperfeiçoamento do homem, entretanto algo se perdeu no meio de caminho na passagem dos tempos. Talvez no oriente tenham conseguido
manter as virtudes como uma prática na educação cotidiana, na transmissão intuitiva, enquanto o ocidente distorceu e perdeu o contato com esta essência.

Esses conceitos andam adormecidos no Ocidente, por isso é possível compreender como o Bushido desperta e inspira à tantos ocidentais nos dias atuais. Este texto é a tentativa de unir a intuição e
experiência ao pensamento racional, abrindo o baú de um passado ocidental virtuoso esquecido.

Espero que gostem!
Sayounara!
Luciana

Tags: Bushido,
comentários  

Ricardo Saraiva - Rio de JaneiroKonbanwa Luciana,
Relendo seu artigo recentemente fiquei encantado com a relação da filosofia antiga de Platão com a nossa tradição Samurai.

Vivenciando nossa arte conseguimos enxergar uma luz na `caverna` e com isso ficamos mais preparados para os desafios desse mundo.

Seu trabalho enobrece nosso Caminho e de forma direta `sem rodeios` conquista o leitor.

Parabéns pelo artigo e será que já tem outros no forno para nós aproveitarmos?

Sayounara arigato gozaimashita!

Luciana - Rio de Janeirokonichiwa, Pinheiro!
Vc resumiu muito bem!Realmente é incrível a mesma busca em diferentes lugares e tempos e como o perigo de sermos corrompidos está sempre presente. Essa é a grande luta diária dos guerreiros.
Quando pensamos na idéia atual de progresso, o que é antigo pode ser tido como algo ``ultrapassado``, entretanto quando a gente lê sobre alguém como Platão que viveu em 370 a.c., ou aprendemos e vivenciamos um pouco do bushido nascido do Japão Feudal, entre outros tantos caminhos que almejam virtude, podemos perceber que hoje não somos mais sábios só pq temos celular e televisão, não é? Tem seu lado bom sim, claro! O problema é quando esquecemos todo o resto.
A busca dos antigos é também a nossa busca. Um potencial eterno.

Espero que possamos ``despertar`` reverenciando e praticando o caminho das virtudes como ``samurais modernos``.

Arigato gosaimashita pelo seu comentário!

Pinheiro - ManausRealmente é incrível ver que, mesmo em lados separados do globo, encontramos os mesmos sentimentos de justiça, sinceridade e principalmente humildade.
Isso mostra que essas virtudes, a busca do certo e do perfeito está adormecido dentro da raça humana como um todo, apenas é questão de enxergar um modo de acordá-lo e praticá-lo, tomando cuidado para não cairmos no que é fácil e sermos corrompidos, deixando de lado tudo o que se aprendeu.

Arigato Gozaimashita por esse momento de ouro.



Últimas postagens: