EGAN Dezembro 2014-01 Estamos fechando o ano de 2014 com um EGAN com um apanhado das notícias e novidades marcantes destes últimos meses. E em especial temos nossa Retrospectiva de 2014, com algumas das fotos dos eventos deste ano! Confira mais no site, e principalmente, acompanhe esta jornada pelos treinos e pela prática!
Venho chamar a atenção de todos para este recente vídeo do Niten. O Treino de um colega de São Paulo que é um exemplo de espírito. Fiquemos atentos a estes exemplos para que possamos ir cada dia mais longe no caminho Samurai.
O ano está acabando e devemos finalizá-lo com muita energia! Drawin - Coordenador do Niten em Belo Horizonte
A Matéria feita em Nosso Dojo de São José dos Campos fala sobre saúde e controle do peso:
"A prática de Kenjutsu também auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, além de doenças da mente, como a depressão e a ansiedade"
Por conta do trabalho Takeshi e família se mudaram este ano para os Estados Unidos.
Ele e os filhos Ingrid e Kevin treinavam há 3 anos em São Paulo, e aproveitaram a fundo a integração do Instituto com as famílias, deixando que o treino aprofundasse os laços entre pais, filhos, irmãos, e o próprio grupo do Niten! A dedicação rendeu a Takeshi em 2014 a homenagem de Guardião da Tradição Samurai pelo Kir Jovem de São Paulo.
Alguns meses após se afastar do Dojo o corpo e o espírito começam a sentir a falta do treino, dos Momentos de Ouro, das cobranças de Sensei e Senpais e do convívio com os colegas! Não foi diferente com a família de Takeshi.
Assim em minha visita à unidade México este ano, planejamos uma escala em Miami e iria treinar um pouco com estes valorosos samurais!
Quando nos mudams para longe do dojo, o jeito é levar o dojo conosco. A família Takeshi continua seus treinos agora uma vez por semana. Do Brasil enviamos sempre novidades e conteúdo para os seus Momentos de Ouro. Cada um com seu dever de casa, e o Caminho pode continuar sendo trilhado. Quando mudamos para longe, podemos deixar o treinamento como uma lembrança no passado, ou podemos lutar para levá-lo consoco e continuar! Em 10 anos, a diferença será enorme.
Gambaté Takeshi, Ingrid e Kevin. Agora é descobrir algo novo, em cada treino! Nos dois treinos com vocês, eu descobri !
Arigato pela calorosa acolhida Wenzel
Treinamos intensivamente Takeshi e eu numa quadra de vôlei de praia num parque da municipalidade. Recordações dos treinos na praia de Ipanema e Leblon no Rio de Janeiro!
E com Ingrid e Kevin um treino especial de Katás, com alguns segredos
e muita garra para "pegar" o Senpai no treino com Bogu.
Para o Dojo da família, um presente feito na viagem: Um Kakejiku: KO UN RYU SUI "Nuvem passageira, corrente de água", a efemeridade dos momentos, coisas e da vida como uma nuvem que passa e uma corrente d'água que flui. Especialmente para a família que está aprendendo que o que mais vale é estarem juntos, sem se apegar ao que precisa ser deixado para trás!
Nos Momentos de Ouro um segredo para as crianças levarem consigo para todos os lugares, por toda a vida, e que só tem como abrir as portas e os sorrisos das pessoas
Um passo cada semana, mesmo que um passo pequeno, e estamos no Caminho! Omedetou e boa sorte Takeshi, Rosana, Ingrid e Kevin!
"O Niten completou 10 anos na Argentina. Foram, como sempre, desde o início, anos difíceis mas que com a benção de Buda e dos deuses, superados. Historias incríveis, personagens, que em um futuro distante, se tornarão lendas e exemplos a serem lembrados por toda a família Niten fizeram parte de toda esta trajetória. Coisas que só acontecem no Niten... A fim de celebrar esta grande historia, estive lá" Sensei Jorge Kishikawa
SAMURAI NO TRABALHO "A milenar cultura japonesa ensina que os lutadores são honrados, leais e buscam a sabedoria. Na vida profissional, esses valores também são importantes"
Samurai no Trabalho A milenar cultura japonesa ensina que os lutadores são honrados, leais e buscam a sabedoria. Na vida profissional, esses valores também são importantes
Empunhando a sua espada metafórica, o profissional sai todo dia para o trabalho. Como um guerreiro, enfrenta desafios e supera obstáculos para sair vitorioso na carreira ou combater suas próprias dificuldades.
Essas lições são de um legítimo samurai. Jorge Kishikawa foi educado nesses costumes e hoje é sensei — aquele que veio antes, um professor. Como lutador, percebeu que novos horizontes poderiam ser abertos em outros campos de luta. Mudança de postura em situações de adversidade, disciplina e autocontrole ajudam a ser bem-sucedido ao lidar com um cliente ou para conquistar uma promoção.
Com base no que aprendeu com os mestres, Kishikawa criou um método chamado KIR (Ken Intensive Recuperation, ou Recuperação Intensiva Através da Espada), que combina o treinamento da espada samurai e os fundamentos do bushido, o código de honra desses guerreiros orientais. Além disso, fundou o Instituto Niten, 1993, para difundir os ensinamentos milenares das artes da espada samurai e a cultura japonesa.
— A analogia da nossa filosofia com o mundo corporativo pode ser aplicada em todos os ensinamentos. As empresas são feudos, e cada feudo tem que cuidar bem dos seus samurais. Os que não são bons têm de ser afastados e os melhores precisam ficar na liderança — ensina Kishikawa.
Na competitividade do mercado de trabalho, honra, lealdade, busca de sabedoria, gratidão e busca pela perfeição estão presentes — assim como na cultura samurai. Para desenvolver essas habilidades e incorporá-las, é preciso, antes de tudo, senti-las, ensina o sensei. Além da teoria, os praticantes passam por uma experiência prática que inclui as artes da espada samurai.
— A experiência da luta vai ajudá-lo a ir para frente. Ensina a arriscar, mas também mantém forte a ética e os valores das disciplinas físicas e mentais orientais. Mais do que um chefe, um líder é alguém que demonstra que mesmo em uma competição, é preciso ter compaixão pelo adversário — diz o administrador Alessandro Rabello, que coordena a unidade do instituto na Capital.
No país, 10 mil pessoas de cerca de 200 empresas já participaram de cursos com essa filosofia ministrados pelo Niten. Após passar pelo treinamento, Eduardo Martins, diretor da Phillips Brasil, conta que sentiu avanços nos resultados de seus liderados:
— Segurar uma espada que de fato pode cortar nos ajuda a exercitar a atenção e o autocontrole. O executivo precisa estar atento aos seus liderados, a falha de um pode significar a derrocada de todos. No meu caso, que comando equipes grandes, o treinamento foi importante para motivar o grupo em suas atividades.
Os ensinamentos orientais
Humildade — Da mesma forma com que um samurai reverencia os mais velhos, um profissional precisa ter respeito com os veteranos.
Busca pela sabedoria — Qualificação constante é fundamental para a carreira.
Gratidão — Segundo os preceitos, ninguém conquista nada sozinho. Da mesma forma, o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso profissional.
Perfeição — Empenhar-se para fazer bem as suas tarefas, principalmente aquelas mais difíceis ou as que o profissional não gosta, pode ser o diferencial que levará à vitória.
Lealdade — Mesmo que o profissional se mantenha sempre de olho no mercado, assim como um samurai está sempre atento à luta, enquanto estiver em determinada empresa deve manter-se fiel. Projetos e ações não devem vazar.
Cortesia — Ser gentil com todos ajuda a abrir portas.
Compaixão — O samurai sempre se coloca no lugar do outro como um gestor precisa se colocar para compreender sua equipe.
Autodomínio — Em algumas situações, é preciso colocar a razão diante da emoção.
Disciplina e foco — O samurai tinha uma única chance de vencer nas batalhas de vida ou morte. No trabalho, um profissional não pode desperdiçar boas oportunidades.
Comunicação — Muitas chances podem se perder se o profissional não conseguir receber nem transmitir as informações.
Estratégias — Um bom plano de carreira é tão importante quanto as estratégicas na guerra. É preciso escolher bem armas, posturas e técnicas que serão utilizadas.
Energia — Não adianta entrar em uma guerra sem energia, assim como não cresce quem permanece em sua zona de conforto.
O dia 24 de abril é, oficialmente, o Dia do Samurai em vários municípios brasileiros, incluindo a cidade de São Paulo. Para os Samurais do Niten é feriado em todo o Brasil e ainda na Argentina, Chile, Uruguai, México e Portugal. No dia do aniversário do Sensei, comemoramos os valores que unem este grupo que caminha junto embora em lugares tão distantes. A partir deste ano foi criada a escolha do Guardião da Tradição Samurai de cada unidade.
Sensei "Alegria no espírito, porque o vejo imbuído do sentido da palavra --Samurai--. Tal palavra -- Samurai -- além de qualquer outro significado que possa ter, significa servir. Servir. Sempre com Honra, com Lealdade, com Coragem e com Sabedoria."
Dr. William Woo - Em São Paulo, foi homenageado como "Chanceler da Tradição Samurai" o nosso grande apoiador do Niten, autor da Lei que instituiu o Dia do Samurai.
Uehara - Guardião São Paulo "Creio que esta homenagem não é apenas ao 'guardião', mas a todos os samurais verdadeiros que formam este grupo coeso do Niten. Também aos familiares, principalmente pais e avós que me criaram de forma que eu chegasse até aqui. Afinal apesar de todo esforço individual devemos sempre nos lembrar de onde viemos e de quem nos orientou."
Teixeira - Rio de Janeiro Uma mereceida homenagem a um grande Samurai que se deidicou ao Niten e aos alunos com garra e carisma. Um Samurai que lutou bravamente contra o câncer e hoje se tornou nosso eterno Guardião.
Folly - Guardião Nova Friburgo "Lembro de a alguns anos atrás ter escrito, que não queria mais ser um bom espadachim apenas, queria ser um bom Samurai. Este voto para mim se torna algo cada vez mais inegável e que não pode ser negligenciado para obter o sucesso em todos os parâmetros da vida. Mas vejo que ser Samurai ainda vai muito mais além!"
Costa - Guardião Tijuca Um coordenador que se dedicou aos alunos do Niten no Rio de Janeiro, mantendo-os unidos e sempre com uma grande energia.
Breno - Guardião Niterói "É com muito orgulho que hoje estou coordenador da Unidade de Niterói, cidade onde nasci e iniciei meus treinos. A responsabilidade é grande, sobretudo por representar o Niten e os ensinamentos do Sensei. Além disso, há ainda o dever de manter vivo o Dojo pelo qual os Senpais Wenzel, Renault e Vaz suaram bastante"
Todesco - Guardião Sorocaba "Ter sido escolhido um dos Guardiões da Tradição Samurai é uma grande honra, mas também uma grande responsabilidade em preservar e difundir a filosofia Samurai. Diferente da tradição que aparece nos livros, a tradição Samurai precisa ser vivenciada, e a prática constante proporciona benefícios para a vida toda."
Silvana - Guardiã Brasília "Deixo meu Rei a todos os samurais da adm, sem o trabalho dos Senpais e combatentes de tão alto nível, não seria possível alcançar os resultados que o Niten alcança em todas as suas unidades. Otanjoubi omedetou gozaimasu, aos Samurais do Niten! Arigato Gozaimashitá a todos."
Ricardo - Guardião Ponta Grossa Homenageado pelo seu empenho em proporcionar o fortalecimento e a difusão das tradições samurais na região.
Drawin - Guardião Belo Horizonte "Ainda estou no início do meu caminho, mas espero que consiga, como Guardião, espalhar os tão necessários ensinamentos do Sensei aqui em Belo Horizonte, tanto na Unidade Savassi, onde estou Coordenador adjunto como na Unidade Pampulha, a qual nem sempre posso estar presente fisicamente mas mando a minha melhor energia."
Aragon - Guardião Cidade do México Pela sua contribuição inestimável para a divulgação da cultura samurai no México.
Araújo - Guardião São José dos Campos "A felicidade não está no diploma, na homenagem, mas sim na confiança depositada pelo Sensei e pela comunidade do Niten em mim com mais este voto, que espero corresponder no tempo que me for dado. Em poder ajudar na missão do Niten em nos fazer pessoas melhores."
Basílio - Guardião Buenos Aires Coordenador em Buenos Aires, contiribuiu para o fortaelecimento do Niten na Argentina.
Holschuh - Guardião Americana "Com a alegria pela escolha, vem também o senso de responsabilidade para não fazer menos no futuro. A riqueza cultural e histórica que é a Tradição Samurai será diluída ou perdida sem o esforço de mantê-la viva (como tantas outras já o foram), e cabe a nós que tantos benefícios pessoais tiramos de sua prática constante guardá-la e protegê-la em benefício das gerações futuras -- guardar, não para si, mas para todos que desejarem aprender."
Clóvis - Guardião Goiânia "É uma homenagem que me trás muita honra e acredito que a melhor forma de expressar meu sentimento de gratidão é manter-me firme no caminho, dentro e fora do Dojô."
Shindi - Guardião Curitiba "Se há algum mérito a ser conferido, e uma homenagem a ser prestada, esta é ao Sensei, seus Mestres, e os Mestres deles. Os precursores que devotaram e ainda devotam suas vidas para preservar a Tradição Samurai, e que não permitiram que um conhecimento de 700 anos se perdesse nas areias do tempo."
Éder - Guardião Fortaleza "Imagino que assim como foi para mim foi para muitos outros uma grande e grata surpresa. Tenho agora 9 anos de Niten e nunca imaginei que passaria tão rápido e seria tão gratificante em tantos aspectos da minha vida."
Édio - Guardião Salvador "Acredito que todos os que treinam arduamente e dedicam-se de coração ao Caminho são verdadeiros Guardiões da Tradição Samurai e espero que eu seja apenas o primeiro de uma lista que se perpetuará por muitos e muitos anos."
Chiarella - Guardião Ribeirão Preto Sempai que sempre incentivou os alunos a irem em frente, junto com Donegá trazia alunos em caravanas para SP e eventos do Niten para encontrar com o Sensei e colegas, mantendo a família unida e presente.
Delai - Guardião Vitória "Receber agora a homenagem de Guardião da Tradição Samurai me dá a resposta para a pergunta 'O que você busca no Niten', além de renovar o meu compromisso com todos do Niten, e viver conforme o Hagakure Shi Sei Gan. Sei que não é e não será fácil, pois se fosse não seria Bushido."
Gilberty - Campo Grande Por sua contibuição e lealdade ao Niten por toda a sua dedicação à unidade Campo Grande em tantos anos.
Gurgel - Guardião Lisboa "Somos guardiões quando vamos treinar, mesmo que tenhamos tido um dia cansativo. Somos guardiões quando ficamos felizes se o Senpai nos pede para fazermos algo pelo dojo– em casa, entre amigos, no trabalho, com desconhecidos, etc. Nós somos todos guardiões, quando somos os sinceros, os perseverantes, os assíduos."
Hertzog - Guardião Campo Grande Coordenador em Campo Grande, dedicou-se ao crescimento da unidade e ao desenvolvimento dos alunos.
Saieva - Guardiã Vicente López "Domo Arigato Gozaimashita Sensei, porque sin su sacrificio entrenando, su trabajo constante y coraje para enfrentar desafíos no tendríamos ninguna tradición samurái que poder custodiar aquí, en este rincón tan austral del occidente. Él es la fuente de la que surge nuestra conexión con el espíritu samurái."
Joé - Guardião Caxias do Sul "Com muita honra e com certo embaraço recebo esta homenagem. Embaraço não apenas por não gostar muito de 'holofotes', mas também por receber algo que não é nem de longe um esforço singular. Esforço maior que o meu, fizeram Senpais, colegas e o Sensei para que eu pudesse encontrar forças para seguir seus passos e ensinamentos."
Luís - Guardião Uberlândia "É apenas o início, mas é o inicio do Caminho. E começar a trilhar o Caminho como o Guardião da Tradição Samurai da unidade Uberlândia é uma grande honra, da qual espero, no melhor dos meus esforços, estar sempre à altura. Domo arigatou gozaimashita por confiarem a mim esta linda e significante homenagem!"
Vianez - Guardião Belém Coordenador na unidade Belém, contribui para a divulgação da tradição Samurai na região.
Madeira - Guardião Manaus "Como fogo que queima o espírito, a inspiração e a motivação queimou por dentro para continuar e fortalecer-me no Caminho sempre seguindo em frente, superando quaisquer adversidades, assim como o Sensei fez e está fazendo por nós, pelo Niten e para manter a tradição dos Samurais."
Mazeron - Guardião Porto Alegre "Sensei, foi com muita honra mas também com humildade no coração que recebi a homenagem de Guardião da Tradição Samurai de Porto Alegre. Como diz o Hino do Niten, somos elos de uma corrente. É a força dos colegas de espada, que motiva a continuar, a se aprimorar, a trilhar o Caminho e a incentivar os demais a nos acompanhar."
Ventura - Guardião São José do Rio Preto Coordenador em Ribeirão Preto, dedicou-se sempre ao crescimento da unidade e ao desenvolvimento dos alunos.
Osmar - Guardião Guarulhos "Um sentimento inato, ressaltado enormemente pelo Niten, adoro indicar os caminhos, adoro passar adiante aquilo que aprendi, adoro me sentir útil."
Pierin - Guardião Florianópolis "Agradeço de coração a homenagem e o Certificado recebido de Guardião da Tradição. Que nos próximos anos que virão, muitos Guardiões se levantem, e tenham a coragem de seguir em frente, levando o Niten em seus corações."
Takeshi - Guardião Kir Jovem "Hoje tenho a saúde que tinha aos 30 anos, a vontade de viver que tinha aos 10, porém muito mais sabedoria do que teria aos 60. Ser Guardião é uma honra, mas acredito que a responsabilidade é maior que a honra. Se desfrutando do caminho vivi 30 anos em 3, o que dirá zelando por ele?"
Tengan - Guardião Santos Por sua dedicação e contribuição ao fortalecimento da Unidade Santos.
Thomaz - Guardião Campinas "Receber uma homenagem de Guardião da Tradição Samurai é um motivo de muito orgulho. É saber que estamos contribuindo para manter essa tradição viva através dos ensinamentos do Sensei. Isso com certeza motiva todos os guardiões homenageados a continuarem se esforçando e difundindo essa cultura milenar."
Quem não se lembra do programa "A Noite é uma Criança" com o Otávio Mesquita? Pois é. Ele esteve aqui (novamente) e também desta vez não foi diferente: veio para treinar. - Sensei
"A convivência com o Mestre é algo que não pode ser descrito com palavras, por mais que nos esforcemos. É como tentar explicar a diferença do ar que respiramos no dia a dia agitado do cotidiano, e do ar das montanhas, onde tudo faz sentido. Se não se esforçar para ir até lá, jamais se terá ideia. E esse ar que renova nossa percepção e nos abre a mente para que continuemos seguir nossas vidas com propósito e sentido. O aprendizado é contínuo e marcado em cada instante, exigindo atenção verdadeira a cada detalhe. Dos momentos mais inusitados vem grandes lições do Sensei. Particularmente me marcou muito a lição do Bogu. Enxerguei como temos que estar preparados para Compaixão, tanto quanto para o combate, resultando no verdadeiro desapego. Mesmo no calor da batalha, devemos nos preocupar com aqueles que precisam de nossa ajuda, ter a visão ampliada e estar disponível para ajudar. Merecidas flexões que valeram muito mais do que a vitória, que é transitória frente o direcionamento para o que realmente importa. Essa foi apenas uma das lições que tive o privilégio de aprender e trazer pra minha vida, buscando ser uma pessoa melhor. A evolução apresenta-se nas mudanças que sofremos, as vezes dolorosas do treinamento exaustivo e Shiais apertados, na superação dos nossos limites físicos, mentais e espirituais. Escutar o "Gokurosama" nos brindes dos bons vinhos, ver o sorriso de todos, olhar uma imensa família feliz ao redor da fogueira, caminhar ao orvalho iluminado pela lua faz se materializar o Caminho Vivo que nos tira da mesmice mesquinha do mundo e nos faz quebrar todas as barreiras da língua, cor, idade e tantas outras ilusões; unindo-nos numa corrente forte de felicidade e contemplação."
O nome eGan vem de 'GAN', o ganso selvagem japonês, mensageiro de boas novas, que agora lhe são enviadas por email!
'EGAN' é o informativo do Instituto Cultural Niten enviado desde 2003 e já conta com mais de 190 edições em 10 anos. O material é editado pela equipe da Sede do Instituto NIten e conta com a colaboração dos alunos, atualmente numa periodicidade trimestral. Mande sempre que desejar sua opinião, contribuição ou comentário para: [email protected] Arigato Gozaimashitá pela sua leitura!
Você está recebendo este email por constar na lista de envio do informativo do Instituto Niten, o EGAN. Seu cadastro pode ter sido feito diretamente em uma de nossas unidades ou através do formulário ou email enviado ao Instituto Niten. Para cancelar o recebimento enviar email para [email protected]