Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

19-dez-2018

Niten 25 Anos Expandindo o Kobudô - Trazendo os Ensinamentos de Miyamoto Musashi ao Brasil 1



(matéria do jornal nikkey 19/04/18)



¨Desencantei me pelo Kendo¨


¨Niten Ichi Ryu¨, fundado pelo iluminado Miyamoto Musashi.

É deste estilo que o Sr. Jorge Kishikawa (54ª, nissei) tem a graduação Menkyo Kaiden. É tambem fundador do Instituto Cultural Niten (doravante Niten) que completa os esplendidos 25 anos de aniversário.

São aproximadamente 1200 discipulos de oito paises em mais de 70 filiais nas Américas e na Europa compenetrados e treinando com afinco diariamente.

O Sr. Kishikawa salienta que "mais importante que vencer campeonatos é sermos felizes em nossa vida".

Qual a razão dele que já fora campeão consecutivas vezes e muito vivido no mundo do bujitsu ter chegado a esta conclusão?

E por que seus inúmeros alunos, que são ocidentais na grande maioria, são vislumbrados pelo Niten? É em busca destas respostas que fomos pesquisar.



Era noite durante a semana. Aulas de Iaijutsu ocorriam em um salão na regiao de Vila Mariana. O Iaijutsu é a tecnica samurai de desembainhar com destreza e velocidade para vencer o seu oponente.

Os alunos estavam compenetrados sob o kimono branco e hakama azul marinho embainhando uma espada Iaito a cintura. Ouvia-se gritos explosivos de ¨Yahh!¨,¨Ieii!¨ ecoando pelo salão conferindo ao local um ar de muita inpiração e determinação.

Um dos alunos iniciava o movimento na posição de Seiza. No momento em que o joelho dele ficou em pé e o seu pé esquerdo foi adiante, o corte finalizou com potência. A sua espada parou imediatamente ao momento que aos som do ¨Zup!!!¨ cortou na altura horizontal ao solo.

Quando eu, reporter, cheguei, notei que o Sr. Kishikawa monitorava austeramente cada passo e movimento de seus alunos. Como eu havia informado previamente que visitaria, solicitei a um de seus alunos que o avisasse de minha chegada.

O aluno referiu ao Sr. Kishikawa de "Sensei Kishikawa" e executa o protocolo tradicional com precisão. Tudo demonstra que praticam o protocolo a risca no dia a dia. O Sr. Kishikawa, acena ao reporter e se mostra a sorridente ao me ver.

Sr. Kishikawa iniciou o kendo aos 7 anos. Dia após dia, elevava o seu nivel técnico e aos 14 anos conquistou o titulo de 3º colocado nas disputas individuais e por equipes no 2º Torneio Mundial Juvenil sediado no ginasio Budokan em Tokyo. De 1982* a 1991, foi titular da seleção brasileira nos Torneios Mundiais realizados a cada três anos.

"Construiu" o Niten no ano que se formou em medicina da UNIFESP paralelamente ao seu ingresso no mercado de trabalho.

A opinão pública, na época, ficou surpresa ao ter conhecimento que o maior difusor e entusiasta do kendo brasileiro havia deixado o kendo para se tornar mestre do Kobudo.

Em 1998, realizou o feito inedito ao ser o primeiro brasileiro aprovado ao 7º dan kyoshi por uma banca de examinadores japoneses. E foi logo em seguida, que se retirou do mundo do kendo.

Ao perguntar qual a razão por ter escolhido o Kobudo, o Sr. Kishikawa foi certeiro:

- Desencantei-me pelo kendo.

"No kendo se pratica apenas uma forma de combate. No Kobudo são dezenas as formas e todas elas originárias de escolas antigas e tradicionais. Meu desejo me chamava para lutar com todas as formas possiveis. Queria a liberdade." - completou.

O unico porem é que no Japao a prática do Kobudo se restringe apenas a executar os katas. Isto levou o Sr. Kishikawa a elaborar e adaptar as técnicas das escolas antigas para o ¨Kenjutsu combate¨ e assim transmití-las no Niten.

"É impossivel nos emocionarmos apenas executando as técnicas (katas). O verdadeiro encanto ocorre quando a técnica funciona no combate."

Ao ouvir estas palavras, vislumbrei na fisionomia do Sr. Kishikawa um jovem verdadeiramente feliz. - (Reporter Rikuto Yamagata)



Foto : "Sr Kishikawa lecionando Iaijutsu - arquivo Niten"

* Errata: Na matéria no original consta errôneamente de 1985 a 1991, sendo o correto de 1982 a 1991