Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

11-mai-2011

Luta contra lança

"Ontem a noite estava eu treinando na unidade Ana Rosa quando fui chamado para colocar os sunes (caneleiras) e lutar com o Sensei.
Já estava empolgado, há algum tempo não tinha a oportunidade de lutar com o Sensei, que ainda estava armado com a naginata, uma espécie de alabarda.
Eu estava com duas espadas, em gyaku nitou  e lutamos por algum tempo, uma luta difícil, como sempre é com o Sensei, mas com muito aprendizado, até o momento que em um tsuki (estocada) da naginata, abaixei o braço para defender e a ponta da arma acabou quebrando. Pensei no momento, bom, acabou a luta, agradeci o Sensei e estava pronto para sair.
 
Foi quando o Sensei virou a naginata ao contrário, utilizando o cabo da arma como uma lança e reiniciou o combate, foi completamente inesperado para mim, era uma arma nova, a qual nunca vira ninguém treinando, muito menos lutando contra. A lança era curta, parecia ter um alcance bem menor que o da naginata. Continuei com o mesmo kamae (gyaku nitou) e parti para o ataque, parecia simples desviar da ameaça da lança e entrar com os golpes da espada.
Engano meu, era uma arma diferente, não tinha nenhum conhecimento para enfrentá-la, os ataques que pensei em fazer acabaram mostrando-se ineficazes.

O Sensei, com destreza na arma, e minha falta de conhecimento sobre ela acabaram mostrando a lança como um problema maior que o da naginata, em uma série de tsukis (estocadas) que recebi.
Apanhei, apanhei,apanhei."
-  Marques (Un Ana Rosa)



"A eficácia da lança em Lobo Solitario"

Os escritos dos antigos registram que quando o samurai perdia a lâmina de sua alabarda durante o combate, esta se transformava num bastão longo (bo).
Tecnicas de bastão longo incluem as de estocada, como as de uma lança.
No caso relatado, o uso de armadura (bogu) dificultam a aplicação de técnicas do bastão longo, o que acabou se transformando num treino de lança contra a espada.
Pergunta para um bom estrategista:
- Foi melhor assim?  Ou nao?