Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

05-out-2011

O Resgate 9 - O primeiro pilar

Os três pilares do Resgate da Espada.

"Na Europa, mais especificamente na Alemanha, um trabalho similar está sendo feito, em relação à espada ocidental medieval. Mas os europeus têm uma desvantagem importante para a boa reprodução das técnicas antigas: diferentemente do Japão, onde as técnicas foram conservadas intactas pelos katas dos estilos antigos, na Europa isso não ocorreu. Para os europeus, então, o caminho para esse resgate é o do estudo de gravuras, descrições textuais, obras de arte, além de deduções a partir das próprias características das armas utilizadas na Idade Média européia.}
A preservação das técnicas antigas nos katas representa uma dívida que temos com os grandes mestres que nos deixaram o legado da essência do combate com a espada samurai. Mestres importantes no cenário cultural japonês presentearam, ao longo das últimas décadas, o Sensei Jorge Kishikawa com ensinamentos preciosos sobre como os samurais lutavam séculos atrás. Esses mestres, por sua vez, receberam esses ensinamentos de outros que, como eles, colocaram suas vidas a serviço da preservação das antigas escolas marciais do Japão, permitindo que o resgate histórico hoje desenvolvido no Instituto Niten possa ser feito com fidelidade e compromisso. Os treinos dos katas no Instituto Niten constituem o primeiro Pilar do Resgate da Espada empreendido pelo Sensei Jorge Kishikawa e seus alunos."

 

imagens sugestivas do combate com espada medieval


Falando com franqueza, acho louvável e descomunal o trabalho pretendido para resgatar as técnicas da espada medieval. Reconstituir os combates baseados em gravuras ou livros não será nada fácil, ou até impossível.
Digo isto porque, no Japão, os pergaminhos antigos ou os certificados (makimono) , muitas vezes apresentam gravuras para ilustrar determinada técnica, mas, sinceridade a parte, fogem muito da realidade observada ao se fazer os katas.
Inevitável é que ao tentarmos decifrar a posição ou técnica a partir de uma determinada gravura, acontece o seguinte: cada um observa e interpreta conforme a sua imaginação.  Ou seja, cada um executa a sua maneira e interpretação, fará um postura diferente, e logicamente, longe de ser a preterida pelos fundadores . Cada um vê o que quer ver...

A sorte é que no Japão, temos os katas, que foram guardados a sete chaves, ou seja, intactos da forma como deixada pelos fundadores, de forma que cada um NÃO poderá fazer do jeito que acha ser, ou do jeito que quer ver.
Treinar exaustivamente estes katas permite a aqueles que utilizam o equipamento de protecao (bogu), a ter um vislumbre, um achado que certamente os antigos descobriram ao uitilizarem em seus combates reais. Aproximar -se deles , na minha opinião, é o caminho para a iluminação, o Satori da Espada.

E há somente UMA única maneira de se golpear para cada kata. Aquele que descobrir esta conexão, terá descoberto o Satori deste kata.

É o que estou buscando.


Gosho Sensei, o mestre guardião das técnicas de Miyamoto Musashi