Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

07-dez-2011

4° Encontro Sul-Americano Florianópolis 1

Estive em Florianópolis na semana passada.
O motivo é simples: encontrar com os alunos de todos os cantos da América para podermos treinar e conviver com proximidade.
Não é a toa que o evento leva o nome: 4° Encontro Sul-Americano de Kobudo.
As palavras abaixo podem elucidar o porque de participar dos Gashuku, Encontros ou Torneios no Niten:

"O Encontro Sul-americano de Kobudo foi um evento muito especial para mim, primeiro por que eu nunca havia antes participado de nenhum outro evento pelo Niten, depois por eu ter tido a honra de conhecer o Sensei. Ficara marcado para sempre.
 Após ter completado 1 ano de Niten, treinando firme, eu ainda não tinha tido a oportunidade de ver o Sensei pessoalmente, li e ouvi muito sobre ele, além de ter lido todo o Shin Hagakure pelo menos 2 vezes, e sinceramente, ficava me  perguntando, o que esse homem tem que todos falam dele como se fosse uma divindade, praticamente idolatrando-o? E isso me deixava inquieto, pois ia contra todos os meus preceitos, sou cristão e não posso idolatrar o homem...
 Ao conhecer o Sensei durante o encontro pude ver que ele era sim um homem de carne e osso, mas que algo especial emanava dele, palavras são difíceis de expressar, mas era como se ele fosse uma relíquia viva que representa toda a história de uma arte milenar, e compreendi que ele inspira não uma idolatria, mas sim um respeito descomunal a todos que o cercam. E por este motivo o ponto alto do Encontro Sul-americano de Kobudo foi o de ter proporcionado a convivência com o Sensei em diversos momentos de descontração, em uma cidade linda que é Florianópolis, e assim pudemos colocar em pratica os katas do Bushido não apenas dentro do Dojo, mas também fora dele, nos diversos birudos e passeios.
Um outro ponto marcante foi poder surfar com o Sensei na praia da Joaquina e ver que ele também gosta de um esporte que eu tanto amo.
Os treinos no início do dia também foram únicos pois proporcionaram uma compreensão da importância dos katas do Niten Ichi Ryu e sua aplicabilidade em combate, foi um verdadeiro Mitsuketa! (CS 28-09-08 Mitsuketa!)

Domo arigato Gozaimashita Sensei!"


Nascimento - Tijuca/RJ
 


Chegando em Florianópolis




"
Os treinos no início do dia foram um verdadeiro Mitsuketa! "



"
algo especial emanava dele, ..."



"
Um outro ponto marcante foi poder surfar com o Sensei..."