Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

19-abr-2012

11ºTBIK - Pré 1

Matéria Publicada ontem no Blog do Programa Sensei - Canal SporTv (Link) :

 


Campeonato Brasileiro de Kobudô chega à 11ª edição em SP


ter, 17/04/12

A 11ª edição do Campeonato Brasileiro de Kobudô ocorre no dia 21 de abril, no SESC Consolação, em São Paulo (SP). A competição, que envolve kenjutsu, Iaiutsu, kobudô combate e jojutsu, kussarigama, naginata e Jitte terá disputas individuais e em dupla.

As disputas desse ano prometem muitas novidades técnicas.
“Principalmente o Kenjutsu Combate, que traz as lutas com armadura, vem evoluindo muito nos ultimos anos. O Sensei Jorge Kishikawa tem gradativamente incluído mais elementos técnicos dos antigos estilos de Kenjutsu dentro do regulamento de combate da Confederação Brasileira de Kobudô.” Afirma Wenzel Bohm, Coordenador do Instituto Niten no Rio de Janeiro

Nos estilos de Kenjutsu todo treinamento era feito com espadas de madeira e no treinamento de sequencias pré determinadas (katas).
Toda a complexidade do Kenjutsu foi simplificada na prática do kendo e foi introduzido o combate com armadura que permite aos praticantes testar suas habilidades de combate com espada em luta real.
Com o trabalho de pesquida e resgate do Sensei Jorge Kishikawa um grande número de posturas de luta, golpes e técnicas estão sendo reintroduzidos nos combates.

As Principais Categorias são:

Kenjutsu: é a arte de combate com espadas, criada pelos Samurais no Japão feudal.
Hoje é a arte que transmite mais fielmente os ensinamentos dos samurais em nossos dias, mantendo viva uma tradição iniciada há 600 anos.

Iaijutsulida diretamente com a espada. É composto por katas (seqüencias de movimentos) originados na época dos samurais e que ensinam como desembainhar a espada e vencer os oponentes.

Jojutsu: a arte de lutar com o Jô (bastão de madeira). Surgiu como uma alternativa para os Samurais vencerem oponentes com espadas e outras armas sem precisar matá-los. Por possibilitar a vitória sem derramamento desnecessário de sangue, ficou conhecida como “A arte Samurai da Paz”.

Kobudô Combate: Nessa categoria a diversificação chega ao ponto dos praticantes poderem escolher entre diferentes armas e configurações das mesmas : Uma espada, duas espadas, espada curta ou alabarda (Naginata)


Dados do evento:

Local: Rua Dr Vila Nova, 245 São Paulo, 01222-020
(0xx)11 3234-3000

Data: 21 de abril – Sábado
Início: 9:45 Termino 17:00