Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

02-jul-2012

Shugyo com o Sensei 4 - Onde fica o Hagakure?

"Hoje testemunhei mais um fato que caracteriza a perda progressiva do código samurai no Japão. Código este que curiosamente (e felizmente para nós!!) vem sendo resgatado pelo Niten do Brasil, provavelmente um dos pouquíssimos lugares no mundo onde esse resgate está ocorrendo!

Chegados à cidade de Saga almoçamos rapidamente. O Sensei pediu um táxi para irmos ao local onde Tsunetomo Yamamoto e Tashiro Tsuramoto, autor do Hagakure, se encontraram durante anos para o primeiro contar ao segundo as histórias que falavam dos katas do bushido durante uma parte do período feudal do Japão.
O táxi chega rapidamente ao hotel e seguimos. O impressionante foi que o taxista, um jovem senhor da própria região, simplesmente não conhecia o local, nem ouvira falar do Hagakure! Foi o Sensei quem mais ajudou o taxista a encontrar o caminho. (pois é, até taxista japonês o Sensei ajuda no caminho! E no Japão!!).
Chegamos a uma estradinha estreita, mal dava para o carro passar. Chovia um pouco, foi difícil encontrar o lugar, mas chegamos! O taxista ficou aguardando no carro para não perdermos tempo chamando outro no momento da volta.

Trata-se de um bosque de vegetação bem verde, pelo menos nesta época do ano, composta de árvores, arbustos e farta em musgos pelo chão, principalmente sobre as pedras, inclusive nos degraus da trilha em aclive que nos levou ao monumento de homenagem ao Hagakure. O cheiro de mata verde e úmida era bem presente, aquele local me transmitiu muito bem-estar e tranquilidade. Quero crer que as conversas entre Yamamoto e Tsuramoto fluiram ajudadas pelo ambiente favorável do lugar...

O Sensei, lépido como de costume, já me indicou o local para a foto, posicionou-se um pouco à frente do monumento e aguardava que eu concluísse o posicionamento da câmera sobre uma das pedras e sob um dos nossos guarda-chuvas (dica de viagem com o Sensei: zele sempre muito bem pelo equipamento que ele te confiar!). Circulamos pelo local enquanto o Sensei me contava que os manuscritos do ex-samurai (aliás ambos Yamamoto e Tsuramoto foram samurais que tornaram-se monges) foram encontrados somente após a sua morte e felizmente hoje estão disponíveis a nós!

O acesso que temos aqui no Niten ao aprendizado dos katas do bushido é raro! Acho razoável inferirmos que, se nem o taxista local conhecia a existência do Hagakure, provavelmente poucos hoje no mundo estão resgatando esse código de conduta tão importante! Domo Arigato Gozaimashita Sensei por mais essa contribuição para os nossos caminhos!"



"Nas origens do Hagakure"