Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

04-jul-2012

Hidensho 7 - Primer intento de ascender


"Durante o treinamento com Sensei, houve dois momentos que me deixaram surpreendido. O Primeiro foi quase ao final do primeiro encontro.
Sensei estava usando Duas Espadas e eu estava em Itto Hasso (posicão da madeira com uma espada). Mas em um momento Sensei colocou as espadas de forma paralela, de frente assim mesmo, com as pontas em direção ao céu... Neste momento Sensei, tive a visão de estar em frente a duas montanhas, tentava encontrar um espaço entre ambos pilares, por mais que tentava, me encontrava com um bloqueio e um contragolpe potente como um relâmpago, potente como o trovão.
Me encontrava frente a um novo Kamae (postura), uma postura potente e impenetrável. Tentei trocar de kamae, fazer Itto Jodan (posição do fogo com uma espada) ou Itto Chudan (posição do meio com uma espada), mas sentia que o Kamae se unia a minha postura, sincronizava-se e sentia que não encontrava o caminho. Agora sigo refletindo e visualizando o Kamae, das duas montanhas.
 
O segundo momento foi durante o treinamento pessoal. Sensei foi me mostrando através de todas as armas que ocupamos as diferentes opções de ataque e contra-ataque. Mas em um momento Sensei estava em Itto Katate Gedan e aplicou o primeiro dos katas de Myamoto Musashi Sensei, Sassen. Técnica precisa e fatal. Não importa que Kamae tenta fazer. Sassen é certeiro.
Mais de uma vez escutei que os mestres colocam como o primeiro kata de sua escola, aquele mais eficaz e que é o resultado da prática constante. Sensei me mostrou como os katas , antigos e tradicionais, vão tomando vida. Os Katas que aprendemos não estão escritos e aplicados de forma pausada, estão presentes na definição de um combate e dão a vitória a aquele que los traz a vida.
 
Domo Arigato Gozaimashita Sensei por dar vida as antigas tradições."
 
Jaime Lopez (Unidade - Chile)
 

ilustração: Luigi (unidade - Vila mariana/SP)
Sassen