Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

11-jul-2012

Hidensho 8 - Ilusões

"Para obtenção do Shoden (pergaminho inicial do estilo Hyoho Niten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi), treinamos com a Tachi Seiho (katas com a espada maior) este kata que apresenta um ataque horizontal sobre o Dô (abdome), disferido pelo Uchidachi (atacante).
Onde se defende de um ataque juntando os pés, com uma defesa levando o corpo para a frente.
 
Para o Chuden (2º pergaminho), treinamos com a Kodachi Seiho(espada menor) o mesmo kata, mas que agora apresenta um ataque vertical sobre o Kote (antebraço direito). 
Eu costumava treinar da mesma maneira da Tachi Seiho, com a defesa levando o corpo para a frente.
 
Durante o treino o Sensei demonstrou para os outros Shodens a execução do kata por duas vezes.
Na primeira vez eu estava um pouco distante, e achei estranho, pensei "será que o Sensei fez a defesa indo pra trás?", e corri para me posicionar mais próximo antes do Sensei executar o kata novamente.
Na segunda vez (com o Sensei ao meu lado), não consegui distinguir se tinha ido pra frente ou pra trás. Fiquei alguns segundos repassando o kata mentalmente sem uma resposta. Então pedi ao Sensei para que fizesse mais uma vez.
O Sensei rindo me disse "consegui te iludir não é Massao?" e entrou em posição para o kata. Não podia deixar este "golpe" passar em branco.
 
Uma posição serena, a mão esquerda em guarda sobre a bacia, a mão direita com a espada menor apontando para o oponente, a perna direita ligeiramente flexionada à frente... não preciso, mas conto mentalmente os 5 passos do Uchidachi para se aproximar do Sensei antes do ataque... quando vejo um relâmpago.
O movimento não é duro, de ir para a frente. É muito mais suave.
 
Em décimos de segundo, o pulso se desloca, tirando o antebraço exposto do raio de ataque.
Em seguida as espadas se chocam na defesa, e ao mesmo tempo a perna esquerda se desloca rapidamente para a frente, enquanto a perna direita se desloca ligeiramente para trás, juntando os pés.
É tão rápido e suave que gera uma ilusão de uma defesa para trás, mas na verdade o corpo mantém sua base firme no centro. Que confunde alguém que não esteja com o olhar apurado.
 
Não sei dizer se foi exatamente este movimento ou se foi minha impressão, mas esta idéia da ilusão na luta se mantém em minha mente.
Me questiono quantas vezes estas e outras ilusões não foram feitas num dos duelos de Musashi Sensei para enfim fazer parte dos makimonos(pergaminhos) e dos "Hidenshos".
Resta treinar agora para absorver os ensinamentos de hoje, e, quem sabe um dia, conseguir utilizar uma técnica deste calibre numa luta."

Massao (Unidade Sumaré)



"Kodachi Niten Ichi Ryu do Sensei"