Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

18-jul-2012

Hidensho 9 - Cristiano Toraburi

"Na pele de Sasaki Kojiro!

Ninguém, em sã consciência, almejaria estar na pele de Sasaki Kojiro em seu duelo contra Musashi Sensei, na ilha de Funajima.
Conta a lenda que Musashi Sensei, com seu longo remo, usou a postura Itto Wakigamae (a espada posicionada no flanco direito) contra Kojiro e, o golpe fatal, fora o Tora Buri (Bote do Tigre), que conhecemos bem: é o 9º kata do Tachi Seiho (sequencias com a espada longa) do estilo Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu.

Hoje, treinando com Sensei, tive um vislumbre do que sentiu Kojiro naquele dia histórico: no meio do combate, Sensei adotou a postura Itto Wakigamae; eu lutava em Gedan Ittô (a espada apontada para o chão). Sensei, durante um tempo que parecia eterno, não mexeu um músculo, parecia não respirar. Decidi atacar. Avancei mirando o Tsuki (estocada), mas o Sensei não estava mais ali: senti apenas o golpe, lateral, em minha cabeça, vindo do flanco esquerdo: Tora Buri! Bote do Tigre!

Impossível não pensar: foi esse o golpe que Musashi Sensei usuou ao derrotar Kojiro. Quantos já tiveram a oportunidade de presenciar esse golpe, não em um kata, mas em um combate real? Por certo que mesmo gerações de japoneses jamais tiveram uma oportunidade como essa que tive hoje. É simplesmente incrível poder beber direto da fonte (treinar o Niten Ichi Ryu com Sensei) e, no combate, ver e sentir esses Katas tão importantes fluindo instintivamente. Hoje finalmente entendi o que é o Resgate da Espada Samurai.

Viver com o Sensei é estar ao lado de um  Elo com a história da Espada Japonesa."

Cristiano (unidade - Sumaré/SP)

 


Sensei e Sanches com o remo. Na ilha de Funajima