Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

06-nov-2012

Giri ao mestre

"Confesso que fiquei emocionado no último sábado.
Foi de última hora que consegui a confirmação de que realmente poderia ir até São Paulo para acompanhar o culto póstumo de Gosho Sensei (CS - 29 de Outubro - Shihan Gosho Motoharu) .
No meu coração eu sentia que deveria estar presente. Não apenas por possuir a graduação de Shoden no Niten Ichi Ryu, mas por que aprendi com o Sensei a sempre manter o sentimento de Giri (lealdade e gratidão) para com aqueles que nos ajudam a crescer. Isso, por mais que o tempo passe e muitas vezes as tentações para não mantê-lo sejam várias. Já me peguei algumas vezes, depois de ter entrado no Niten, prestes a tomar certas atitudes que fossem contra esse sentimento tão importante.

Como está escrito no Shin Hagakure, não conseguimos nada sozinhos.
Tentei demonstrar meu sentimento de Giri para com Gosho Sensei. Afinal, como o Sensei disse, não é qualquer um que passa pelo que Gosho Sensei passou apenas para poder treinar o Sensei. Como o exemplo do remédio de pressão que o Sensei nos contou.
Além é claro der enfrentar a morte duas vezes. Parece que eram as forças ocultas dizendo que Gosho Sensei deveria ficar entre os vivos para fazer a diferença entre eles. E, se não fosse por Gosho Sensei muita coisa poderia ter mudado e talvez nem eu estivesse no Niten.
Quando fiquei sabendo do falecimento busquei a orientação do Sempai Wenzel sobre como agir. Não sabia se ligava, escrevia, mandava um e-mail. Nunca tinha agido com relação a esse assunto com o Sensei. Mas como sempre a orientação do Sempai veio no sentido da ação. "Ir ao culto é o melhor kata, Chiarella". Como o Sensei já havia me ensinado: Samurai é aquele que age.
E Gosho Sensei com certeza agiu muito em prol do Sensei e do Niten.

Nunca havia participado de um culto póstumo budista. Fiquei impressionado com os filhos do Sensei que seguiam a cerimonia. Estavam levando realmente a sério tudo que estava acontecendo.
Agradeço ao Sensei por ter me ensinado sobre a importância de se ter gratidão. Domo arigatou gozaimashita Sensei.
Com os Momentos de Ouro (parte filosófica da aula) de sábado quero buscar o que o Gosho Sensei mantinha em sua vida e, que também viu no Sensei, os mandamentos do Hagakure (filosofia de vida dos samurais). Ser um Samurai Hagakure.
E peço Onegaishimassu (por favor) ao Sensei para me orientar nesse sentido.
Estou ansioso para ouvir sobre o terceiro mandamento. E também um pouco nervoso, pois os dois primeiros já são de extrema dificuldade de serem seguidos.

Não é para qualquer um. Gosho Sensei definitivamente não era uma pessoa comum.

Arigatou gozaimashita ao Sensei por essa especial manhã de sábado.
E que Gosho Sensei tenha partido em paz.
Meus sentimentos ...
"
Chiarella (Unidade Ribeirão Preto)










 

























Hoje em dia são poucos os que nutrem o sentimento de Giri, um misto de lealdade e gratidão de relação não consanguinea.
Se pensarmos bem, existem aqueles que dão muito mais de si para o nosso desenvolvimento e felicidade do que aqueles que tem o mesmo
sangue. Existem até parentes que dão mais dor de cabeça do que nos ajudam!
Então, mais que óbvio termos gratidão e, a partir deste ponto, é claro, não seria a lealdade o sentimento mais nobre que nasceria dentro de nossos corações por estas pessoas?
Volto a dizer: são poucos os que nutrem o sentimento de Giri, uma grande maioria que ainda não sabe onde está o seu sentimento e por fim, alguns poucos que "cospem no prato em que comeram".
Comecemos a agir. Se somos samurais.