Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

14-fev-2013

Sensei no Paraná 3

"Sensei esteve de passagem por Curitiba e nos fez uma visita na quarta passada.
Muita atenção a detalhes e correções de erros invisíveis aos meus inexperientes olhos de kohai (não veterano).
O mais impressionante é que ele via e corrigia mesmo quando ele aparentemente não estava olhando na direção dos que executavam os detalhados katas de iaijutsu e jojutsu.
Acho que o Sensei não precisa olhar para enxergar o que acontece em volta."-
Bianca (Unidade Curitiba)


"Quando Senpai (cordenador) Guimarães me perguntou se eu gostaria de acompanhar o Sensei em sua visita à Vila Velha não pensei duas vezes. Seria uma oportunidade raríssima e eu não poderia perder.
Passar o dia com o Sensei e sua família, foi um dos grandes momentos que eu tive como aluno do Instituto Niten.

Quando as pessoas pensam em "Samurai" logo vem imagens de batalhas, armaduras, espadas, duelos, guerreiros ferozes e corajosos. Tudo isso está intimamente ligado à figura do Samurai. Mas existem também outras facetas do guerreiro por trás desses itens.
Como alunos do Niten, na maioria das vezes, vemos o Sensei Mestre nos guiando pelo Caminho, mas nesse dia pude ver outras faces do Sensei, o Sensei Pai, o Sensei em família. E mesmo com a "espada no saya (bainha)" o Sensei Samurai estava presente todo o momento e é sempre interessante poder ver o Bushido tão bem aplicado nos mais simples detalhes, mesmo em um momento de lazer.

Me preparei para receber o Sensei, mas fui surpreendido. Foi o Sensei que me recebeu em sua família e de modo muito acolhedor com direto a muitos Hiddens (segredos) e exemplos que certamente vou me lembrar para sempre.
Domo arigatou gozaimashitá Sensei e família por esses momentos tão significativos que pude conviver."
Ricardo - Unidade Ponta Grossa