Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

20-fev-2013

Sensei no Paraná 4

"Toda vez que tenho a oportunidade de estar próximo ao Sensei, tento, da mesma maneira que observamos atentamente detalhes técnicos que o Sensei nos passa, observar também a sua conduta.
Logo quando busquei o Sensei no hotel, já me peguei surpreso quando o Sensei apareceu só com a roupa do corpo. Sem kimono, bukuros, nem mesmo a consagrada mochila do Sensei. Pensei: “Bem, o Sensei já veio planejando algo diferente...”.

 

"A consagrada mochila do Sensei"


 
Nossa conversa no carro foi sobre como o Sensei passou a enxergar Curitiba e Ponta Grossa como uma só grande Unidade, com novas possibilidades e um grande potencial latente. Isso foi como a “visão do general que vem conhecer o campo de batalha”.
Me surpreendeu pois o Sensei estava aproveitando uma semana de descanso com a família aqui no Paraná, e ainda sim, o olhar estava ali, varrendo o campo de batalha, e encontrou algo!
Essa deve ser a evolução do “Shingan”, como o Sensei nos ensina.
O treino técnico foi excelente, com correções objetivas, e aprendendo com o corpo, não com palavras, me reavivou a vontade de buscar os detalhes de katas que, quase acreditamos que sabemos o suficiente. Ainda estou pensando na “lição de casa” que o Sensei me deixou. 
Em suma, pude conhecer dessa vez mais de perto mais um lado do Sensei, o do General. E que, para quem tem olhos para ver, sempre existe alguma coisa para ser vista. Deve ser por isso que é tão difícil retribuir o mestre. 
Ele nos ensina e nem percebemos!
Domo arigato gozaimashita ao Sensei por disponibilizar a nós estas horas preciosas no meio do momento com sua família, e pelas lições que ainda não aprendemos."

Rocco (Unidade Curitiba)




Tropa em férias? Não. General Rommel no deserto