Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

05-abr-2013

Hidensho 27 -Experiência contra a posição dos flancos

"Na última  Quinta- feira, também pela manhã,  no treino com Sensei pude observar a técnica do Waki Kamae (espada nos flancos) com a tachi (espada maior). Iniciei atacando com um tsuki (estocada) mas foi o tempo do Sensei afastar e avançar golpeando meu men (crânio). Tentei como estratégia manter a distância e golpear o Sensei quando avançava para me atacar. Não deu muito resultado, levei dez mens consecutivos.
 
O Sensei não parava de avançar e isso fez com que eu tinha que reagir rápido no ataque para não levar um men primeiro.  Mesmo atacando primeiro, o  Sensei defendia ou esquivava e em seguida eu recebia um men.
Impressionante lutar com o Sensei porque você observa a agilidade e a energia dos golpes e sente a calma e serenidade na luta.
É gratificante ter um mestre que proporciona a sensação de observar e sentir em combate estes Kamaes (posição de combates) e de estar fazendo parte da evolução do Shingi Hidensho*. "
Fujimura (Unidade Ana Rosa)
 
 *Shingi Hidensho = Manuscrito de Estratégia escrito pelo Sensei
 
No Budismo, há um enunciado que diz "A lei da causa e efeito é infalível".
Assim como devemos procurar a luz que iluminará a nossa alma e a nossa Vida, devemos, enquanto guerreiros e estudiosos da Estratégia investigar  as várias disposições (kamae) nos combates.
Da mesma forma que a luz não nos chega sem esforço, os kamae também são conseguidos treino após treino. Experimentando e observando na pratica.
No inicio dando tudo errado e com o passar dos dias descobrindo a forma de "posicionar o exército" para obter êxito.
Tal como a luz que não é palpável, assim também é o desbravar da Estratégia. 
Mas ambos, respectivamente, são o bem maior, se é que assim podemos dizer, de alcançar enquanto estamos vivos...
E pode ter certeza, se compreendermos a lógica que está por trás dos kamaes o efeito será infalível.



 

Pote de chá do Sensei
Kanji = Yuki - Neve