Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

18-abr-2013

Hidensho 30 - Mente Aberta

"Em um treino pela tarde, estava treinando com o Sensei. Eu com a Naginata (alabarda) e o Sensei de Itto (espada maior). Na luta, o Sensei avançava, encurtava a distância e atacava. Com tanta velocidade que eu não conseguia acertar antes. Depois reparei melhor no kamae (postura) do Sensei. Era "chudan" (postura do meio)... mas também não era nada chudan... não como costumamos fazer nos combates de Itto x Itto.

Outra: antes de lutar com Nito (duas espadas), o Sensei trocou de Kodachi (espada menor). Estava usando uma mais curta e trocou para uma Kodachi cerca de um punho mais comprida. Percebi que esta pequena diferença era o que faltava para defender completamente o Sune (canela), do kamae que o Sensei usava. Com a Tachi (espada maior)em Jodan(ponta para cima) e a Kodachi em Gedan(ponta para o solo) é como sentir a iminência de um ataque aéreo seguido de um ataque submarino.

A maleabilidade dos kamaes para adaptarem-se a situações diferentes, como lutar com a Naginata, que é uma arma mais comprida, foi o que marcou minha memória. Flexível como o rio, que se dobra a cada curva, e contorna cada pedra. Vi que a postura não pode ser rígida... Pois o importante é vencer, da maneira que se fizer necessário: de lado, de frente ou até com uma mão só.... Hidenshô! "

Fugita (Unidade Ana Rosa)


Nos tempos em que era habitual ter que desembainhar as suas espadas e partir para o confronto, os samurais tinham de ser meticulosos quanto a escolha de suas armas para sairem vivos.
Peso, comprimento , largura , resistência e vários outros itens iriam levar a uma boa performance ou não. Em suma, cada detalhe , se não levado a sério, poderia ser o "inoti otoshi", ou seja, a causa mortis (causa da morte).
Não só pela "boa performance", mas pela própria vida, o conhecimento de todas as armas se fazia indispensável para aquele que quisesse sobreviver.
Apesar de nestes novos tempos, a nossa espada ser a de bambu (shinai), de modo análogo, nos combates de kenjutsu , a familiarização com cada arma, seja espada, alabarda, bastão ou qualquer que seja será essencial ao aprendiz aqui no Niten.
Da mesma maneira que calçamos o sapato  a shinai tem que "encaixar como uma luva" ao que pretendemos : vencer.
Do tamanho 28 ao 39 , shinai longa, curta pesada ou leve. Não importa. O importante é o aprendiz da Estratégia descobrir o que melhor se "encaixa" a sua personalidade, biotipo e situação.
Como já citei, o comprimento e o peso deverão se adequar às várias situações e posições em que se for atuar analogamente, e quando digo isto comparo a um jogo de xadrez.
E assim, experimentando e sentindo os golpes no decorrer do treinamento, o aprendiz vai desvendando os segredos e chegando a conclusões como:
- Vi que a postura não pode ser rígida... de lado, de frente, com uma mão só...
É preciso ter a mente aberta, quando se fala em Estratégia.



Jitte - acervo do Sensei