Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

05-jul-2013

20Anos Fotos 1





O 1° Workshop - A Espada Samurai foi no Sesc Ipiranga, recém inaugurada. Estiveram nada menos que 50 participantes. Motivador para o início dos 20 anos. Na foto estão alunos do Niten (e familiares) que deram assistência no dia.



O 1° curso de Jô aberto ao público no Brasil foi na academia Saga. Alunos do Niten também participaram.



Apresentação do Niten no Festival de Lamen, promovido pela associação Hokkaido. É o Niten auxiliando a levantar fundos para o Hokkaido .



Visita de um professor de Kendo 8°dan do Japão e sua esposa nos primeiros dias da unidade Hokaido. Neste dia o visitante disse que pela 1ª vez teve a oportunidade de conhecer alguém que lutasse com as 2 espadas. Saiu emocionado com a versatilidade dos kamaes (posturas).






Aula de estratégia e cultura Samurai nos primeiros dias. Tamanho o interesse dos brasileiros que tive a certeza que não seriam necessárias medalhas no Caminho Verdadeiro.



O templo zên Bushinji também foi palco de histórias boas do Niten. Na época fui convidado pela monja Coen para fazer parte do Bushinji e assim levar a todos o melhor da espada e do zên aos  brasileiros.



Alunos do zên também vieram suar.
O copo sujo nasceu daqui e faz parte da cultura Niten.




O monge Shozan veio do Japão e foi  um dos grandes colaboradores para a difusão do Niten. Sempre atento aos treinos me impressionou a seguinte frase ao dizer sobre um determinado aluno que eu acreditava ser esforçado :
- Aquele lá esta só brincando de ser samurai.
Não é que ele acertou?
Comecei a observar melhor a partir deste dia.
Em todos os Caminhos existem alunos que, na verdade, estão apenas brincando...