Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

16-jul-2013

20Anos Fotos 3



Podemos dizer que estes foram os primeiros brasileiros praticantes do Iai na América Latina.





A abordagem do treinamento com a katana faz sentido no Niten, uma vez que o objetivo é resgatar a tradição guerreira dos samurais.





A busca da perfeição nos mínimos detalhes era feita no palco da antiga Unidade Itaim, o local de partida de todas as outras.





Ao contrário do que pensavam os japoneses na época, os brasileiros, no Niten, puderam demonstrar que tinham percepção suficiente para entender a cultura japonesa.





Kendoca do Peru visita o Niten nos primeiros dias. O interesse em aprender técnicas novas é grande já nos primeiros dias da Unidade Itaim.




 Logo a seguir, praticantes de outros grupos de kendo do Peru vieram para aprender as técnicas do Niten. Nesta noite, uma comitiva de três praticantes!





No SESC São José do Rio Preto. Após 8 horas de de van, fizemos demonstrações de kenjutsu, iaijutsu e jojutsu. O final foi compensador com muita diversão e alegria.




Ao meu lado, Iwassaki, esposa, sua filha e seu filho: Confraternização do Niten com grupo de kendo no interior paulista. Na época, o instrutor de lá, Iwassaki, japonês formado pela universidade de Kokushikan,  foi o técnico da seleção brasileira em Seul1988 e Toronto1991, na qual participei como capitão.
  Havia desde aquela época,  uma grande amizade e que perdura até os dias de hoje. Suamos, rimos e choramos juntos por várias vezes. Um grande amigo que me apoiou a seguir o meu próprio Caminho : O Niten.
Observe que o coordenador Joel também estava aqui.
  Não dá para acreditar...