Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

09-set-2013

20Anos - Hagakure


"Ouvir o ressoar do Hagakure Shiseigan de todos juntos, ao final do treino foi algo realmente marcante. Indescritível e, infelizmente, aqueles que não estiveram lá, não sentiram a energia e sinceridade que senti naquele momento. Mesmo se verem um vídeo, não será o mesmo." Delfino (Unidade Ana Rosa)


"Quando se poderia achar que a emoção acabara, os quatro votos foram entoados por um exército samurai, que se fez ouvir muito ao longe, espalhando a essência dos votos por grandes distâncias. Não tenho dúvida que esta essência integra o ar agora e espero que todos "a respirem" e sejam inspirados pelos votos."  Meriguetti (Unidade Nova Iguaçu)


"Cada minuto, cada palavra destes 3 dias vou levar para a frente, para os próximos 20 anos e muitos mais que virão. Afirmo isso com certeza, pois creio que a tradição que o Sensei mantém viva é um dos bens mais preciosos que há, em um mundo onde se importar com o outro traz cada vez menos benefícios imediatos, e tudo parece inibir o espírito e a vontade das pessoas." Luigi (Unidade Sumaré)






Em 1700, o samurai Yamamoto Tsunetomo jamais imaginaria que as suas palavras Hagakure ecoariam pelo mundo após 300 anos.
Ninguém, nem os japoneses primitivos acreditariam nisso.
Basta lembrar que mesmo em minha terra, Saga, origem do Hagakure, existem muitos que nem sabem quem foi Yamamoto Tsunetomo ou o que é o Hagakure. Um clássico japonês escrito há três séculos e esquecido atualmente.
O que torna o festejo dos 20 anos em um momento histórico na cultura japonesa. Um acontecimento que não é visto em nenhum lugar do mundo e em nenhuma época. Um marco.
Os votos do Hagakure, de Yamamoto Tsunetomo, levados à risca no Niten, ecoaram naquela tarde de sábado, após o treinamento de confraternização. Arrisco em dizer que nunca havia sido entoado por tantos ao mesmo tempo desde a sua compilação.
Entoados inclusive no japonês arcaico e até pouco compreensível ao cidadão comum, os nossos 300 alunos emanaram a energia positiva do Bushido e que, segundo as palavras citadas acima por um aluno,  a partir de agora "integram o nosso ar na face da Terra".
Importante relembrar que as palavras tem poder de mudar o homem.
Coragem, lealdade, gratidão e compaixão tendem a brotar em cada um que entoa o Hagakure constantemente.
Acredito que desta forma, estou fazendo um mundo cada vez melhor.
Bem, o tempo está bom para ir à montanha  "tomar um café" com o meu companheiro de luta, Yamamoto Tsunetomo...
Ele vai gostar de ouvir isto.



"Montanhas do Hagakure"