Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

18-out-2013

20Anos - Feras 6


A espada menor talvez tenha sido a primeira das armas perfuro-cortantes a ser utilizada pelo homem, até antes que as espadas.
Denominadas no Japão de Kodachi, Wakizashi, Tanto, Kogatana, Metezashi, Kaiken e vários outros nomes, existiam nos katas de praticamente todos os estilos ou escolas tradicionais de Kenjutsu, Hyoho Niten Ichi ryu Kenjutsu, Suiyo ryu, Sekiguchi ryu, Tenshin Shoden Katori Shinto ryu, Kasumi Shinto ryu, Shindo Muso ryu Jojutsu e vários outros.
De maneira que deixara de estudar as suas peculiaridades, vantagens e desvantagens seria leviano para todos aqueles que almeja senão a invencibilidade, o conhecimento na senda do guerreiro samurai.
A partir de hoje, serão exibidas as 4ª de finais do grande Torneio dos Feras do Niten, onde os combatentes farão 3 duelos, sendo o 1° escolha livre de arma (pode usar a sua preferida), o 2° e o 3° por sorteio de arma (tem que usar a arma sorteada).
Isto quer dizer: Você não pode ficar apegado a nenhuma arma.
Isto quer dizer: Você não pode ficar acomodado em uma só postura.
Isto quer dizer: Você tem que dominar todas as técnicas e o mais importante: tem que ser livre para lutar.
Uma das estratégias quando se utiliza a espada menor é a de imobilizarmos o oponente, seja no braço, mão ou outras partes para depois desferir o golpe da misericórdia e é o que também será visto no combate a seguir. Se o golpe for desferido logo na sequencia da imobilizacao, vira Ippon, 1 ponto. Em não ocorrendo o golpe seguida da imobilização, temos um Yuko (bom golpe), ou seja, 0.5 ponto.
Amanhã, também no 12° Torneio por Equipes, veremos quem é "fera" com a espada menor...



Gilberto (unidade Ana Rosa) x Breno (unidade Rio de Janeiro)