Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

09-jan-2014

A Espada que dá a alegria

Em dias em que buscar medalhas faz parte da rotina de todo esportista, o mesmo não acontece aqui e em mais 50 locais onde o Niten mantém suas atividades.
Não que não sejamos esportistas, porque se falarmos em perdas de calorias ou desenvolvimento neuromuscular e osteoarticular temos todos no ¨pacote¨ ,inclsuive que nem todas modalidades esportivas tem.
Aliás, em termos de perdas de calorias, friso que 1200kcal é a média em Kenjutsu combate, superior a muitas outras modalidades do desporto.
Então o que acontece?
Vou lhe dizer: poderia dizer que o que acontece aqui, desde a tenra idade é que os alunos são ¨esportistas que estão mudando¨ o mundo.
Sim. Somente no ano passado estes meus garotos do Kir Jovem e Hayabusa levaram a espada que dá a alegria a pelo menos 1000 seres humanos, entre eles crianças com
câncer, portadores de deficiência física ou amor.
No budismo, dizemos que não basta apenas orarmos por nós mesmos como numa redoma enclausurados em ¨nosso mundo¨. Devemos sim é orar por toda a Humanidade para que todos os seres atinjam a iluminação. Para que a nossa existência por este mundo faça sentido.
O Niten leva, de maneira análoga ao budismo, a espada que dá a alegria a todos que necessitam dela.
Melhor assim, não?

Acompanhe:


















   Clique para ler a matéria que saiu hoje no JORNAL NIPPAK