Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

02-abr-2014

Em busca de novos sentimentos

Já entramos em abril e aposto que há uma grande maioria que ainda não começou a correr atrás do que havia prometido a si em 2013.
Mudanças ou transformações que estão ainda no papel e que ainda não ganharam corpo.
Planos e empolgações que ficaram como ¨fogo de palha¨.
Infelizmente é quase sempre assim.
Os quilinhos aumentam, o raciocínio declina e o poder de transformação desaparece: você acaba sendo levado pela inércia e nada em você muda.
E aí, novamente, chega no final do ano, na correria que todos nós conhecemos e você confiante que um futuro novo se inicia, proclama: ¨No ano que vem eu vou mudar!¨
Palavras, palavras, palavras...
É para isto que trago hoje, o depoimento de um colega que transformou em ação a palavra.
Entenda-se que novos pensamentos e novos sentimentos trarão novos horizontes. Mudanças.


"Este ano comecei com um espírito de mudanças e, quando o Sensei abriu a turma de Katori para quem estivesse interessado, logo vi uma oportunidade.
Passada a empolgação de simplesmente experimentar algo diferente, fui percebendo que o Katori poderia ser parte importante no caminho que estava buscando para minha vida e que ainda faltava para meu equilíbrio. Sei que é um longo caminho, no entanto, sem mudanças e esforço nada alcançarei.
Refletindo sobre o momento em que estou passando e de acordo com o Hagakure "Nada é impossível para uma mente disposta", (do Livro da Dinastia Han, passagem "Abrir uma nova trilha" do Hagakure), penso que já faz muito tempo que procuro mudanças em meu comportamento, meu modo de pensar, meu espírito. Ao longo do tempo, encontrei pessoas e atividades que me ajudaram no convívio social, no meu eu sentimental, mas faltava algo; foi quando encontrei o Niten em 2010, que complementou meu caminho e me ajudou a implementar as mudanças que queria fazer. Intercorrências aconteceram em minha vida e em 2011, infelizmente, tive que me afastar, retornando apenas em outubro de 2013, com toda a determinação para mudanças, praticando o IaiJutsu e iniciando o JoJutsu.
Agora em 2014, o Ano do Cavalo, tenho novamente a oportunidade de ouvir os Momentos de Ouro do Sensei, que ou trazem novos pensamentos e sentimentos ou recordam antigas lembranças.¨
- Hideo (Unidade Ana Rosa)




Hideo em Maki uchi