Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

24-jun-2014

É na falta que damos valor

Após meses ausente, um aluno veio neste fim de semana para anunciar seus estudos no estrangeiro.
Disse que foi durante esses meses que esteve afastado que descobriu o quanto o Niten fazia falta em sua vida.
Após treinar o iai e o kenjutsu, abriu esta conversa em nosso birudô (copo de cerveja):


“Nestes últimos meses tenho refletido muito sobre minha vida, questionamentos internos, sentimentos, e vontades, uma viagem para dentro de mim.
Algo que é inegável, é o fato de que o Niten faz parte de um grande período de minha vida. De meus 21 anos, durante 12 treinei sempre e durante um ano, me dediquei a um shugyo. Minha linha de raciocínio é muito influenciada pelo “jeito” do Sensei e do Senpai Wenzel, quem eu considero serem meus “mentores”.
Atualmente, convivo com muitas pessoas diferentes, o que me “arrastou” mais para um mundo que eu não vi e vivi durante estes 12 anos de Niten. E muito me impressionei com a diferença que existe entre a minha maneira de pensar e ver o mundo, e a das outras pessoas. Principalmente, meus limites. Limites de dor, de cansaço, de suportar situações inconvenientes.
Afinal, quem nunca passou por uma situação difícil, lembrou-se do Sensei com a shinai e o apito, deu um suspiro e pensou: “Rá! Não pode ser tão difícil assim.”
Além de suportar, ter a ciência de que pode aprender aquilo que quiser. Pois não deve existir nada nesse mundo que seja tão difícil de aprender quanto o “Sassen”.
E que não há fim para aprender. Quem nunca passou pela situação onde o Sensei te diz para fazer o seu melhor kata, e te dá um “zero” seco. E você precisa rever tudo o que pensava sobre o assunto, dar um tapa na testa, assumir que está tudo errado e aprender tudo outra vez.
Não só sobre suportar, mas também sobre criar. Não ter limites para imaginar, criar e pensar. Pois na vida e no combate, quem não tem criatividade para encarar as adversidades, morre.
Além disso, lembrar dos Momentos de Ouro, me trouxe muito mais conhecimento para refletir sobre minhas decisões. Palavras dos antigos, conhecimento que já foi posto em prática, pronto para aplicarmos à vida. É realmente muito bom ter alguém que vai te dizer que você pode estar fazendo tudo errado e te faz refletir sobre suas próprias ações. E que é tão bondoso, que te dá até um caminho para a solução!
E me lembrei, “então, isto quer dizer RECUPERAR O POTENCIAL HUMANO ATRAVÉS DA ESPADA!”. Recuperar todo o potencial, físico, mental e espiritual do Ser Humano.
Toda esta potência que eu sinto hoje, de ser, viver e transformar, se deve à todo o treinamento e convívio que eu vivenciei.
Se sinto toda esta prepotência e confiança hoje, é consequência do treinamento. A vontade de viver, é maior que aquela vontade de não levar um tsuki errado, ou de não aguentar aquele kirikaeshi na diagonal do Hokkaido.

Parando para pensar, quem diria que o Niten teria a magnitude e a força que tem hoje à partir dos esforços do Sensei e do apoio de Mika Sensei há 21 anos atrás?
Para mim, o KIR, é a chave-mestra para encontrar e realizar seus sonhos. Vendo o sonho que está se realizando há 21 anos, como não se inspirar e querer aprender com quem conseguiu?

E neste método não há apostila, não há programa, o que existe é: o treinamento e a segurança para treinar sempre, o convívio com o Mestre, a cultura de guerra, a educação japonesa, além da abertura que a cultura brasileira deu à experimentação, de acreditar em algo novo.
Sinto que o KIR, Ken Intensive Recuperation, é o que precisamos neste mundo para libertarmo-nos da prisão que é viver sem forças.
Sem força para levantar da cadeira, sem força para enfrentar seus problemas, sem forças para acreditar em algo.
Toda a força e potencial que a raça humana tem, recuperado aos poucos através de um treinamento intenso de corpo, mente e espírito.

E como não sentir gratidão por tal poder?
Existe um lugar neste mundo, que pode te ensinar a ser forte. Forte para descobrir quais são os seus sonhos, e ter força realizá-los. Forte para enfrentar seus problemas e não se deixar abalar pelas tristezas. Forte para ajudar àqueles que o são menos e mostrar os caminhos que existem para que se fortaleça.

Deve ser realmente uma sorte e uma oportunidade dada pelos deuses, a de encontrar com o Sensei nesta vida.
Qualquer que seja a vontade de uma pessoa, com o Método Kir, essa vontade tem muito mais chance de ser materializada.

Agradeço aos céus por me fazer encontrar o Sensei e o Niten.
E agradeço ao Sensei e a todos os meus Senpais e colegas de treino, por me ensinarem tanto por mais de metade de minha vida.

Kokoro kara arigatou gozaimashita" 
- Fugita (Unidade Buenos Aires)


"Niten é para sempre"

É na falta que damos valor às coisas...