Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

30-jul-2014

Hidensho 49 - Lapis lazuli x Vidro

¨No treino de hoje (22 julho), tive a oportunidade de lutar contra o Sensei e, como sempre que isto acontece, aprender muito.
O Sensei estava lutando com Naginata (alabarda), e eu com Nito (duas espadas). E foi muito bom!
Fiquei ao mesmo tempo surpreso e maravilhado com a sutileza do Sensei ao lutar com a Naginata! Um, dois, dez golpes certeiros no meu men (crânio), kote (antebraço) e dô (flanco). Golpes serenos, precisos e arrasadores! Foi possível notar tanta diferença entre o kamae (empunhar), a movimentação, os golpes e a postura do Sensei e o meu modo de lutar...
Pude refletir e perceber, naqueles instantes, as correções que o Sensei quis me mostrar: as minhas falhas no meu modo afobado, curto e tenso de lutar com a Naginata. É incrivel como o Sensei, em breves momentos, ensinou tanto!
Pude enxergar, novamente, que o caminho é longo. Mas é bom!
Agora, é colocar em prática tudo isso que o Sensei me ensinou! Domo arigatou gozaimashita, Sensei, por esse momento e lição preciosos! ¨
-Amargos (Unidade Sumare)


Amargos é um desses alunos que em encarnações passadas deve ter entrado em combate com uma naginata.
Este deve ser um dos motivos que nutre interesse e predileção especial quando combate com tal arma e assim sendo, o poder de perceber os ensinamentos só amplia a cada golpe que lhe é desferido (leia se ¨ensinado¨).
Foram 2 minutos de aula e o que me deixa satisfeito é que ¨captou¨o que eu lhe passei sem eu precisar dizer uma palavra. 
Alguns como ele, ávido em conhecer os mistérios do combate, aprendem. 
Outros, que preferem não sair da sua zona de conforto, fogem.
A diferença entre os guerreiros se faz como do vidro para a lapis-lazuli, tema dos Momentos de Ouro desta semana e do próximo Gashuku.



¨A Lapis-lazuli¨