Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

10-out-2014

Soke e Shihan

Uma das maiores confusões a que está sujeito o ocidente - e muitos japoneses - é de que Soke e Shihan tem o mesmo significado.
Quem pensa desta forma, está totalmente errado. Enganado.
Vou falar sobre o primeiro: Soke. Formados pelos ideogramas "principal" e "família", são indivíduos que, praticantes ou não, foram nomeados pelos seus antecessores, representantes da escola a que pertencem. Consanguíneos ou não em relação ao fundador, exercem , em palavras simples, funções comparáveis aos dias atuais a de "presidente de uma organização" perante a sociedade em geral.
Shihan, já exige do indivíduo uma habilidade técnica superior a de todos os seus alunos, pois será aquele que conduzira às aulas e o futúro da referida escola. Certificados concedidos pelo Shihan como Menkyo Kaiden e Menkyo atestam a maestria para um indivíduo ser reconhecido como Shihan. Em poucas palavras: o mestre.
Importante saber que cada estilo tem a sua forma em se tratando de sucessão. Por exemplo, o Suiyo Ryu Iai Kenpo tem o Soke e Shihan em uma única pessoa (Katsuse Yoshimitsu), bem como o estilo de Musashi sensei, o Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu (Yoshimochi Kiyoshi) e outros. Por outro lado, o Tenshin Katori Shinto Ryu tem o Soke (Iizasa Yasusada) e Shihan (Otake Risuke) em pessoas distintas e por aí vai.
Ao praticante, interessa saber, desde que busque o aprendizado sem distorções ao longo do tempo, se o seu Shihan tem um certificado legítimo de Menkyo ou Menkyo Kaiden. E, se eu falo legítimo, é porque existem os ilegítimos.
Do contrário, pode se dizer que estará praticando uma técnica falsa e incorreta, pois há grande chance deste que está a sua frente ser um grande "picareta".
A não ser que ele seja um mestre iluminado pelas graças do divino.




Linha de sucessão do Estilo Niten Ichi Ryu