Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

15-out-2014

Kurosawa foi nosso Aluno?

"Ame Agaru". É o nome do filme que aqui no Brasil ficou conhecido como "Depois da Chuva" , escrito por Akira Kurosawa e finalizado pelo seu discípulo Takashi Koizumi.
Misawa Lhei, um samurai habilidoso e sem emprego (ronin) demonstra a sua técnica de Kenjutsu aos dois mais experientes de um castelo, perante o senhor feudal.
Os desafiantes de Misawa armam a postura tchudan (ponta direcionada sobre Misawa) do qual ele facilmente se esquiva por várias vezes, e no final, desarma-os sem feri-los. Aparentemente, a deduzir pelos passos e movimentação de braços, os atores que interpretavam os desafiantes foram adestrados no Kendo: ponta da espada apontada sobre o oponente e passos com o pé direito a frente.
Não. O ponto a que eu quero chegar não é falar da superioridade do Kenjutsu ou do Kendo.
O que é então?
É que a postura, o kamae adotado é o nosso katate gedan, do estilo Hyoho NIten Ichi Ryu, de Miyamoto Musashi. Segurando com a mão direita a empunhadura (katate) e a ponta pendente na direção ao solo (gedan). É o nosso primeiro kata, a primeira lição a ser aprendida quando se ingressa no Niten:
- Largue sua espada e segure-a só com uma mão - é a lição numero 1 aqui no Niten.
A partir daí, se desenrola uma série de técnicas aplicadas no nosso treino em combate e que por escrito fica complicado elucidá-las aqui. Tem que vir na aula.
Os golpes são de uma eficácia tal, que nenhum dos dois desafiantes sairia ileso, não fosse a compaixão de Misawa.
Deduzo, a partir desta cena, que Kurosawa e seu discípulo tenham sido extremamente meticulosos e perfeccionistas ao procurar o melhor do Kenjutsu para tornar a obra de arte impecável, mesmo aos olhos de um estrategista.
E até desconfio se Kurosawa não teria sido um dos nossos alunos aqui no Niten...




"Duelo de Kenjutsu"