Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

03-jul-2015

Estrategia do Jisso Enman



Inscrição no Bokuto:
JISSO ENMAN NO HEIHO - Estratégia da Realidade Cósmica


Recebi das mãos do 12º sucessor Yoshimoti soke, o bokuto de Musashi , pertencente ao mestre Gosho Motoharu. Foi esculpido a pedido de Gosho sensei para ser uma réplica perfeita da original. Gosho sensei a mantinha como reserva, caso a original se extraviasse.
Estão inscritas em sua lâmina, os seguintes ideogramas: Jisso Enman no Heiho.

Consta no Go Rin no Sho (O Livro dos 5 Anéis) que Musashi duelou mais de 60 vezes dos 13 aos 29 anos. E mesmo depois, continuou aprimorando o seu Caminho da Espada, viajando por terras de todo o Japão, atingindo o completo discernimento no Caminho, aos 50 anos.
Manteve mente e corpo à disposição do Caminho, sem relaxar em nenhum momento durante toda a sua jornada.
Em um dos trechos dessa jornada, encontrou-se com Yagyu Hyogonosuke, habilidoso mestre do Kenjutsu, nos arredores do castelo de Nagoya. Dizem que ao se cruzarem em meio a multidão, sem ao menos se apresentarem, reconheceram-se de imediato. Sem que houvesse um embate, trocaram algumas palavras e Hyogonosuke se despediu dizendo:
- Reconheço seu grande talento. A minha espada não persegue combates precipitadamente. É a espada que dá a vida.

Em seus últimos anos, Musashi chegou a Higo Kumamoto, onde conheceu o monge Shunzan pelo qual foi conduzido ao estudo profundo do budismo.
Aquele encontro, aliado aos estudos do budismo, levaram Musashi a escrever as palavras Jisso Enman em sua espada de madeira.

Jisso Enman.
Este é o legado de Musashi e que me leva a transmitir sabedoria nos Momentos de Ouro do Instituto Niten.
Mais do que ensinar técnicas antigas ou ganhar medalhas, Musashi sensei chegou à conclusão de que o mais nobre Caminho é ¨não perder tempo em batalhas fúteis, e auxiliar os seres, promovendo a compaixão¨.

Esta compreensão vem mais rápida quando adotamos algumas posições (kamae) no combate de Kenjutsu. Só experimentando mesmo...