Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

08-jul-2015

Gashuku 4 - IAIJUTSU e um Certo olhar aos 16

Seguem as palavras de uma aluna minha de 16 anos que treina em Sorocaba. Se puder, acompanhe nas palavras este certo olhar que ela já tem sobre eventos e valores, que certamente influenciarão sua vida de forma decisiva.


"Neste meu primeiro Gashuku, com o auxilio do Sensei e dos Senpais por orientações, relatos e demonstrações apreciei cada momento o qual passei observando o treino de Jojutsu, treinando Iaijutsu e experimentando o Kusarigama e o Jitte, e assim, a respeitar ainda mais o Mestre Kaminoda.
No domingo, experimentei pela primeira vez Tameshigiri em duas peças, como o esperado, não cortei inteiramente nenhuma por razão de todos os erros que cometo ao realizar os cortes. Entretanto, cortar com a Shin Ken, sentir seu peso e a maneira
como atravessa as fibras, além de ter a consciência real do perigo, foi incrivelmente prazeroso.

No período deste Gashuku, as orientações do Sensei, os relatos dos Senpais e as conversas e experiências próprias fizeram-me refletir sobre vários assuntos, dos quais o que mais obteve minha atenção foi minha posição nessa vida pelo fato de ser jovem e, principalmente, pela postura do Mestre Kaminoda a qual tive a honra de conhecer neste evento.
Primeiramente, refleti como influencio todos a volta pelo posicionamento físico e, principalmente, espiritual. Notando como minha disposição e a de meus colegas nesses dois aspectos possuem a capacidade de mudar o ambiente.
Em segundo lugar, como reajo às adversidades internas e externas do cotidiano.
E nestes dois casos observei como poderei envelhecer muito mais e melhor, tanto fisicamente quanto espiritalmente, e assim, ter boa influência nas pessoas ao meu redor se não desperdiçar minha juventude, como tenho feito por não absorver integralmente bons costumes em todos os momentos, especialmente, aqueles passados com pessoas de mais idade; por não agir com completa disposição e atenção nos momentos de treino, de estudo e de qualquer tarefa realizada para outra pessoa; e por não aproveita este período para desenvolver de maneira saudável o físico, a mente e o espírito, deixando que maus hábitos e más influências me
corrompessem.

Umas das frases do Sensei que refletia constantemente, mas que nunca foi tão presente e inspiradora como agora, é: "O ferro se bate enquanto está quente". E tenho certeza que com o Niten, com bastante esforço e aprendendo sempre irei de maneira adequada produzir e, futuramente, utilizar e manter uma boa espada assim como tantos samurais dos quais obtive contato direto pela convivência através do Niten e indireto através dos relatos.

Fico extremamente grata e honrada ao Sensei, aos Senpais, aos meus pais e a todos aqueles que mantiveram forte a tradição pela oportunidade de fazer parte do Niten e pela oportunidade única que tive participando deste Gashuku.
Arigatou Gozaimashita!!
Sayounara."


Celinne - Sorocaba