Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

23-set-2015

Reflexões de Fim de Semana 7 - Tengu

A união faz a força.
Esta força incomum que só os que participam de um evento no Niten sabem o que eu quero dizer tem como resultado o que os comuns ou não acostumados denominam de inimaginável. Surreal. Fantástico.
É um sonho real e que temos a certeza de pelo menos uma coisa: vivemos cada evento intensamente:



"Seres sobrenaturais tidos como detentores dos Segredos da Espada, os Tengu habitavam as montanhas sendo consultados por aqueles que buscavam Compreensão. Imersos no ambiente de batalha por um final de semana, foi praticamente possível ver os Tengu por entre os guerreiros do Niten, sobrevoando a batalha, supervisionando o treinamento. O amadurecimento pela espada somente virá ao experimentarmos a ‘atmosfera da montanha’, em contato direto com o Sensei e Senpais." - Navarro (Unidade Uberlandia)

*Tengu (天狗) são criaturas fantásticas do folclore japonês, uma espécie de elfo cujas lendas possuem traços tanto da religião budista quanto xintoísta. Habitam florestas e montanhas. O traço físico mais marcante dos Tengu são seus longos narizes. A maioria deles também possui barba. Alguns Tengus têm cabeças de pássaro; estes eram tidos como grandes artistas marciais. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Tengu)






"NIR-O que parece simples e fácil não é, necessita-se no mínimo mil vêzes praticar para entender o simples…
Kendo X Kenjutsu- 28 golpes de Kenjutsu contra 22, e isto que no Kenjutsu. Éramos iniciantes contra 3º e 4º Dans do Japão…
Kenjutsu combate- Assim como a base de um Prédio, se necessita do Prumo
Para poder erguer as paredes e não cair.
Nós temos o Sensei que é nosso prumo, aponta e mostra com clareza qualquer falha de nossa construção
E que mostrou que um Kamae é a Base mais segura!
Iaijutsu-É para mim uma Ciência tão complexa e difícil
Que só me resta treinar e treinar, Sensei mostrou detalhes de Kishikawa ryu
Que deixa de longe o estético para o verdadeiro combate com a Katana."  
- Joel (Unidade Chile)












"Mas, levei também felicidade. Sinto-me sinceramente feliz por fazer parte do Instituto Cultural Niten. Surpreendeu-me a forma humilde, não obstante enérgica, com que o Sensei transmite ensinamentos complexos e tão profundos em significado; e como compartilha de sua experiência. É uma bonita missão de vida trabalhar para que as pessoas sejam melhores nos dias de hoje, ensinar pelo exemplo e perpetuar ensinamentos antigos e valorosos. Eu compreendi porque todos os Senpais desenvolviam, no Gashuku, suas atividades tão contentes. A atmosfera era de cooperação para o melhor de todos e, sobretudo, de respeito." - Karina (Unidade Belo Horizonte)










"Assim como quando chegamos ao gashuku, quando vamos embora e chegamos em casa ficamos com aquela impressão de estar fora de lugar, como se sexta tivesse sido um dia há muito tempo atrás, e de agora tudo estar muito diferente. Senti em casa a mesma sensação que no gashuku, de sempre achar que eu podia ser um pouco mais. Essa sensação é estranha, mas muito boa. Me faz apreciar o Niten cada vez mais."  - Adriano (Unidade Curitiba)














"Por fim, considero que o fim de semana foi muito proveitoso pois pude me aprofundar um pouco mais no Caminho e conhecer pessoas que vão me influenciar muito daqui pra frente, e ainda tive a felicidade e a honra de receber o Certificado de Sétimo Kyu das mãos do Sensei, coroando o final do treinamento. Com certeza pretendo participar desses eventos sempre que for possível!" - Matta (Unidade Ponta Grossa).