Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

15-ago-2016

1ª Consciência Yamato

Nos meus tempos de menino, sofri preconceito e até me apedrejaram, mas quando perguntado de que país eu vinha, respondia a plenos pulmões: "Sou japonês, da terra de Yamato!"

Estamos na sexta geração de descendentes nipônicos no Brasil, e já existem até descendentes loiros, mulatos e de todas as misturas possíveis.

Muitos dos descendentes de hoje perderam o conhecimento do que carregam no sangue, e do que é ser japonês. Compreensível, pois além do tempo passado, nunca houve nenhum movimento fora do arquipélago japonês, para a conscientização para as origens nipônicas. Percebo nos novos nipo-brasileiros uma necessidade de encontrar suas raízes, uma busca vazia por sua identidade cultural, que se perdeu em algum lugar de seu passado, e que está enraizada na terra dos Deuses de Yamato.

Visando suprir esta necessidade urgente para que estes jovens amadureçam com firmeza em suas raízes, enriquecendo sua bagagem cultural, convoco os alunos e familiares que carregam o sobrenome nipônico, para a Primeira Conscientização Yamato, seguido do treinamento em Katori Shinto Ryu Kenjutsu, o estilo mais antigo do Japão.

Será um fim de semana em que os filhos de Yamato encontrarão suas raízes. Loiros, mulatos, de todos os tipos.

 


Encontrando suas raízes