Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

03-mar-2007

Matéria do Jornal Nikkei

Gostaria de compartilhar com você a matéria que saiu hoje no Jornal Nikkey em português.
Refere-se ao 51º Premio Paulista de Esportes, um dos eventos mais tradicionais da comunidade nipo-brasileira e que acontecerá na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa:
 
"O objetivo do evento é reverenciar o trabalho de dirigentes abnegados e valorizar e incentivar o talento e dedicação de atletas de destaque em suas respectivas modalidades.
Não à toa, a solenidade costuma despertar a simpatia de personalidades não só do meio esportivo como também de outras áreas que vêem na iniciativa uma forma de preservar e divulgar a cultura japonesa através do esporte.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Kobudo e fundador do Instituto Niten, Jorge Kishikawa, "receber o prêmio Paulista de Esportes é motivo de orgulho para qualquer um, seja ele dirigente ou atleta". Homenageado com o Prêmio Especial no ano passado, Kishikawa indicou, este ano, o vice-presidente da entidade e um de de seus principais "samurais", Wenzel Daniel Wendelin Bohm. De nacionalidade austríaca, Wenzel está radicalizado no Brasil desde 1975 e há mais de dez anos decidiu seguir a filosofia do kobudo.
Em termos de hierarquia , seria o segundo na escala - fica atrás apenas do próprio Jorge Kishikawa. "Graças ao trabalho dele [Wenzel] que o Kobudo se espalhou pelo Nordeste. Além disso, o Wenzel tem me acompanhado nas idas e vindas ao Japão e pode me representar tanto no aspecto técnico como no aspecto da cultura japonesa", ressalta Kishikawa.
Para os homenageados....."
 
Lá no Japão , os mestres dizem que o Wenzel é mais "japonês" que os próprios japoneses...