Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

19-mar-2007

Domingo Espetacular

Falo de ontem. 
Uma tarde de um domingo tranqüilo com algumas nuvenzinhas anunciando uma outra chuvinha de verão. 
De repente, na tela da televisão, no Domingo Espetacular, do Paulo Henrique Amorim, o Niten aparece executando katas de kenjutsu, combates com 4 espadas e  seqüências de iaijutsu. 
Tomo um susto, pois já havíamos feito a matéria há um bom tempo, e como não foi ao ar, pensei comigo mesmo se  a matéria não teria sido, no jargão jornalístico: "engavetada". 
A matéria centralizada no Livro dos Cinco Anéis (que acabamos de lançar), enfocou 03 das estratégias de Musashi Sensei de forma dinâmica, com meus comentários. As pinturas de Hokusai ( o pintor mais famoso do Japão ), contidas no livro,  eram exibidas ao iniciar cada bloco, conferindo não só à matéria um tom marcial, mas também artístico, condizendo com a linha de pensamento do Instituto Cultural  Niten. 
E mais, atravessaram o mundo para também entrevistar um dos maiores mestres do kendo, mestre Kinji Baba, da Universidade Kokushikan, autor de inúmeros livros que tratam sobre a espada para tecer comentários  a respeito do livro e de minha pessoa. 
A matéria fecha com combate de kenjutsu com 4 espadas, em que um dos aluno arremessa a espada maior (daito) no peito do adversário, com o Nukite no Ken. 
Você vai poder conferir tudo daqui a alguns dias quando eu colocar em vídeo. 
Meus parabéns ao Paulo Henrique Amorim, por passar informação, arte, estratégia, história, cultura e imagem em uma só matéria, fazendo do nosso domingo de ontem um Domingo Espetacular!