Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

11-mai-2007

Nama Heiho

Fiquei hoje de traduzir o "Nama Heiho wa Ookega no Moto". 
Já faz uns 5 anos quando ouvi falar de uma certa apresentação de um grupo de espadas no Rio de Janeiro, que os "demonstrantes", um em frente ao outro, após o cumprimento começaram a fazer katas1  com espadas com fio. 
Eis que, num determinado momento, um deles (ou talvez, os dois), foram um de encontro ao outro e, literalmente, se  cortaram. 
A partir daí , acho que você já imagina o cenário. 
Bem, mas estas e outras cenas acontecem em locais onde os praticantes, ávidos em demonstrar a sua técnica e a sua força, acabam por se machucar - entre si e aos outros. 
Infelizmente, o You Tube, Orkut e fóruns têm incentivado muitos principiantes (a maior parte deles exibicionistas) a cometer mais erros e exporem os seus "Nama Heiho". 
Só para você ter idéia, vou te contar o caso de um ex-aluno, também do Rio de Janeiro, franzino e que não tinha jeito com a espada. Sua postura de combate, tanto física quanto espiritual era depreciável. O jeito de lutar, a forma de se portar, não agradava a ninguém. Se vencia, era de uma forma "covarde" e, no nosso termo: "suja". Como era de se esperar, vivia trazendo problemas para o coordenador.  Eis que um dia, aparece no seu blog como "o entendido no uso da naginata2 ", aconselhando e ludibriando seus amigos e todos aqueles que entravam no seu blog. E olha que ele nunca havia pego a naginata! Estes e outros casos tiram o foco, o dinheiro e o tempo das pessoas, e faz com que as consequências sejam fatais e irreparáveis, como os da espada com fio: "ookega no moto".