Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

31-out-2007

Hino Nacional obrigatório

Um aluno me enviou este email que também me fez lembrar a época em que fiz o alistamento militar.

"Shitsurei Shimasu*, Sensei!
Como sempre faço, li hoje o Café com o Sensei de ontem, sobre o livro de alterações e foi uma grande coincidência que hoje mesmo participei da Cerimônia de Juramento à Bandeira, para entrega do certificado de dispensa do serviço militar.
Foi com uma certa tristeza que reparei que a maioria, a grande maioria, dos jovens não sabe fazer uma formação alinhada, não consegue ficar em posição de sentido, nem ficar com o braço estendido para fazer o juramento, não sabem cantar o Hino Nacional, não respeitam nem a solenidade em que estão, nem as pessoas que passavam por perto, ficavam mexendo com as mulheres que passavam, sem nenhum patriotismo.
E ao mesmo tempo fiquei feliz de ser do Niten, onde aprendemos a ter respeito e a honrar nossa Pátria, onde o próprio Sensei percorre as fileiras da Formatura verificando se os alunos estão cantando o Hino em voz clara e forte.
Arigato Gozaimashita Sensei, por nos ensinar valores que foram deixados de lado pelo povo brasileiro, e dar uma esperança aos jovens que ainda buscam estes valores."

Na época, também fui dispensado por excesso de contingente.
Não imaginava, naquela época, que um dia viria a comandar uma tropa e fazer brasileiros, como eu, cantarem o Hino Nacional.
Comigo, quem não conseguia cantar ficava detido. Detido, em linguagem EB*, quer dizer, impedido de voltar para casa neste dia, ou caso merecesse, ficava o final de semana no batalhão, sem poder sair até segunda-feira.
Vamos lá:

"Mas se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!"

Depois dessa você não vai ficar detido.

*shiturei shiimasu = com licença
*EB = Forças Armadas, Exército Brasileiro