Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

13-jun-2008

Os 3 gritos

O grito pode ocorrer em três momentos diferentes da luta e varia de acordo com a situação: antes, durante e depois.
O Niten, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, celebrou uma série de eventos (quatro) intitulada Centenário da Chegada do Espírito Samurai ao Brasil, na qual cada evento fechou-se com um Grito.
O Espirito Samurai chegou com os primeiros imigrantes, pois a maior parte deles já haviam nascido mesmo no período feudal (Período Edo) ou eram descendentes diretos.

PRIMEIRO , o Grito do Antes, foi realizado no porto de Santos, em fevereiro, no qual os nossos alunos desceram com traje samurai simbolizando a chegada dos imigrantes no Kasato Maru imbuídos do Espírito Samurai.
Chegaram
e gritaram:
- Viemos para vencer!

SEGUNDO , o Grito do Durante, foi realizado no Memorial do Imigrante, quando de trem subiram a Serra do Mar e na primeira noite já começaram a luta com saudade da terra e do misoshiru*.
Também em Ribeirão Preto, para onde foram os primeiros imigrantes, comemoramos o Grito, no Museu do Cafe.

E para fechar esta série de eventos do Centenário da Chegada do Espírito Samurai ao Brasil, o Niten fez o evento do domingo - o TERCEIRO , o Grito do Depois.
O Grito do Samurai
Foi a batalha de Sekigahara, realizada no parque Villa Lobos, em São Paulo. Simbolizou a vinda dos imigrantes, que já parcialmente inseridos nos seios da sociedade brasileira, saíram das fazendas do café para aqui se instalarem como comerciantes, doutores, empresários e politicos de influência nacional.
Depois de 100 anos de luta gritamos:
-Vencemos!!!

 
*misoshiro: sopa de missô, comida típica japonesa