Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

09-fev-2009

Pensamentos do Mestre Baba 1

A partir de hoje, coloco aqui no nosso Café, pensamentos do Mestre Baba, que estará aqui com mais um mestre 7° dan kyoshi e os universitários da Universidade Kokushikan.

" Sobre combate com várias armas

Os samurais eram mestres em equitação, na arte de lidar com a lança, e outras práticas. Uma vez no campo de batalha, cavalgando um cavalo, eles eram capazes de lutar com a lança em uma mão e a espada na outra. Em suma, eram capazes de empunhar a espada com uma mão.
Miyamoto Musashi, que viveu em tempos de guerra, nem sempre lutou com espadas, pois observava o seguinte princípio: lutar com todos os meios disponíveis, com espada longa e com a curta. Assim, provavelmente, era levado a lutar contra todos os tipos de adversários. Para sobreviver precisou provar ser um especialista, em todas as armas possíveis: lança, espada e bastão entre outras.
Do mesmo modo, Sasaki Kojiro, o famoso rival de Musashi, começou a estudar o estilo Toda-ryu de espada curta mas, em seguida, mudou para uma espada muito longa, que, aliás, foi batizada pelas pessoas da época de 'varal'.
"

Estas palavras vão ao encontro do que, por influência direta ou não, praticamos aqui no Niten.
A versatilidade, desde que bem orientada, faz parte do Caminho.