Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

10-fev-2009

Pensamentos do Mestre Baba 2

" Sobre a força do golpe e uso da kodachi*

Para exercer a prática com Nito verdadeiramente, temos que fazer uso das duas espadas.
Quando se fala de golpes no kendo, muitas vezes é utilizado o adjetivo "leve". Mas isso não significa que um golpe deva ser pesado. Em vez de dizer "leve" ou "pesado", é preferível considerar o seguinte critério: o golpe é sincero ou não?
Com Nito, a partir de uma boa postura, temos de fazer um golpe sincero e avançar.
Por seu tamanho, a kodachi (espada curta) tem um impacto reduzido. Mas, mais uma vez, a força no golpe não é uma exigência, temos de considerar a sinceridade do golpe. Há diversos exemplos à mão: Há, nos kata* de kendo, formas que utilizam kodachi..
"


Dando continuidade ao pensamento de mestre Baba, aproveito para colocar uma observação em relação ao "golpe leve", que foi citado.
Na minha opinião, diria que não é somente devido ao tamanho que o impacto se torna reduzido.
Mas porque os pontos vitais não se encontram necessariamente em planos profundos. Tomemos como exemplo as artérias e veias que, lesadas, nos levam a derrota em pouco mais de alguns segundos.
Na realidade, o impacto não se torna reduzido se for executado por um leigo ou inexperiente. Ao contrário, se torna tão forte e perigoso (por ser a kodachi mais densa), e é por este motivo que somente após o aluno atingir um nível técnico razoável, permito utilizá-la no combate com equipamentos de proteção.
combate com duas espadas
 
*kodachi = espada menor *kata = sequencias simuladas sem o uso de protetores; utiliza-se espadas de madeira