Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

07-ago-2009

Musashi, o cão

O tempo passa e não nos dá trégua. Apesar disso as lembranças não morrem e uma delas está presente nestes versos de nossos alunos:
 

Konintiwá
Coen Sensei
Yoroshiku Onegaishimassu
Quem escreve é Wenzel do Intituto Niten!

Com o 'Café' do Sensei de ontem sobre o templo Bushinji veio à tona para nós a passagem de Musashi, o Akita, que além de acompanhar a Sensei por tantos anos em palestras, meditações, ... acompanhava até mesmo os nossos treinos de Kenjutsu no salão do templo no bairro da Liberdade. Ao lado da porta, permanecia deitado sereno em meio a gritos e golpes, e zelava com um olhar forte quem quisesse passar e trazer raiva ou convencimento demais ao Dojo.
Contamos ao Sensei que lemos juntos o relato sobre a morte, e a vida!, do Akita Musashi no site da Monja Coen, e nos emocionamos. Veio a vontade de fazer a prece por Musashi em forma desta mensagem.

Já há dez anos atrás treinávamos juntos no templo, e Musashi era um personagem marcante da época, época que se tornou uma lembrança mágica:
Acontecimentos e até os nomes faziam paralelos e sobreposições que desacreditam a existência de coincidências e tornam a vida uma experiência mais fantástica e vibrante. Musashi o cão, assim como o nosso mestre samurai: Musashi Sensei.

Musashi Sensei está vivo entre nós através da prática de seus katás,seus escritos e sua memória, e a prática daqueles anos mantém viva também a energia de Musashi, o cão. Quando nos aproximávamos de Musashi, era como quando a Sensei Coen passava pelo salão de treino: a nós, que estávamos de BOGU, de shinais em punho praticamente no meio da "sala de estar" do templo, as presenças da Sensei e de Musashi inspiravam o cuidado, a cautela, o respeito, o SHINCHO, o controle, a precaução, o TSUTSUSHI !, estes termos que Sensei nos ensina nos nossos Momentos de Ouro. Musashi sempre estava lá e ajudava a despertar estes sentimentos em nós. E como ajudava! Cão de mestre. Hoje é nestes campos que Musashi passeia em nosso espírito. Arigato Gozaimashitá à Sensei e ao belo e forte branco Akita Musashi.

Wenzel Bohm