Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

14-jul-2010

9º TBKO em Japonês

A matéria de hoje no Jornal Nikkey exibiu o que aconteceu no 9° TBKO (9º Torneio Brasileiro de Kobudo em Ribeirão Preto):

 



Clique para Ampliar


"TORNEIO DE KOBUDO EM RIBEIRÃO PRETO
VITÓRIA INÉDITA DE MASSAO VILELA



A Confederação Brasileira de Kobudo (presidente Jorge Kishikawa), realizou nos dias 15 e 16 de maio o 9o Torneio Brasileiro de Kobudo em Ribeirão Preto.
O evento contou com a participação de aproximadamente 250 atletas provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas e outros estados, além da Argentina. Personalidades como o secretário municipal de esportes Sr. Roberto Pueli e o Vereador Sílvio Martins que instituiu o Dia do Samurai em Ribeirão Preto também estiveram presentes.
No torneio, foram feitas as disputas de Iaijutsu (técnica de sacar espada) , Jojutsu (bastão), Kenjutsu, Naginatajutsu (alabarda), Kobudo e as armas aguardadas como a Kusarigama (foice e corrente) e Jitte foram as atrações do evento. Além das disputas , foi abordado o Seminário pelo presidente Kishikawa , além de demonstrações das respectivas armas e vários estilos. O público vibrou, especialmente, quando foram executados os katas do Tenshin Katori Shinto Ryu.
Com 3 medalhas de ouro e duas de bronze , Massao Vilela (24 anos) , descendente da 4ª geraçao, computou o maior número de pontos para merecer o Troféu Kobudo.
Ex praticante de judo e karate, Vilela iniciou há mais de 4 anos o seus treinamento em várias modalidades de Kobudo sendo esta a 6ª vez que participa de um torneio de âmbito nacional.
"_Apesar de conseguir vencer desta vez, pretendo treinar muito mais. Os ensinamentos do Kobudo estão me auxiliando em vários aspectos inclusive no meu trabalho" - revelou Vilela.
Vilela tem a sua rotina diária em um banco. Diz que , conseguiu aos poucos incorporar valores samuraicos como Honra, Coragem e Respeito de maneira a cumprir as suas obrigações à qualquer custo.
Por outro lado, Ariel Parachin (13 anos) da Argentina, recebeu o makimono (pergaminho) do estilo Niten Ichi Ryu, fechando com jubilo o evento 9ºTBKO. "

legenda da foto: "O campeão Massao Vilela empunha o Troféu Kobudo"