Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

03-ago-2010

Sorocaba sem querer

Fiz confusão em minha agenda e acabei "parando" em Sorocaba na quarta passada.
Os alunos estavam lá (e em numero superior a da ultima vez) além de um visitante. Antigo colega do kendo.
Terminada a aula fui surpreendido ao ouvir do coordenador que quarta não era dia de aula, mas terça e quinta.
Mais surpreso ainda , ao saber que os meus alunos sorocabanos deixaram todos os seu compromissos para participar da aula.
As minhas desculpas e arigato pela noite agradável que pudemos passar.
Aproveito para deixar hoje um pouco do que se passou através do relato de um dos alunos.
Foi sem querer , mas deu tudo certo.
 

No universo físico, fiquei completamente perdido pela rapidez dos movimentos. Tentar segui-lo no kata inicial foi como uma tartaruga correndo atrás de um leopardo. Mas tudo bem, um passo de cada vez. A tartaruga também consegue chegar ao mesmo destino que o leopardo, é uma questão de tempo.
Em seguida senti-me honrado por apenas eu e meu senpai Manso ficarmos frente a ele mostrando o que haviamos aprendido e recebido as devidas correções.
Fomos para o fundo da sala, ali permanecemos até o final do treinamento. Olhos desatentos poderiam dizer que mal fomos treinados (Iai) na data. Será?
Mas aí entrou o mundo psicológico e espiritual. 
Sempre acreditei em um universo onde todos se respeitassem mutuamente. Onde cada pessoa se colocasse em seu devido lugar. Pessoas mais velhas, com mais sabedoria, respeitadas pelos mais novos. Homens, respeitados por suas mulheres, e mulheres respeitadas por seus homens. Natureza respeitada por todos. Nada forçado, apenas como deveria ser. Ninguém tentando tirar proveito de ninguém. Equilíbrio. Harmonia.
Naquele momento de ouro, naqueles poucos minutos, o sensei mostrou que era isso que buscávamos. Naquele momento, era o que todos estávamos aprendendo a ser. Naquele momento, alguém pensava o que eu pensava. Naquele momento, encontrei meu lugar. Espero ter entendido direito...




Alunos e visitante que abrilhantaram a aula


Momento de Ouro, sabedoria para se viver bem