Café com o Sensei

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa

03-fev-2011

Shinhagakure e o Budismo

"A íntima relação que há entre o zen-budismo e o Bushido conheceu mais um capítulo na última terça-feira, dia 25/01/2011, na Comunidade Soto Zen Budista Zendo Brasil, onde o Instituto Niten fora recebido de coração aberto por Monja Coen Sensei e seus discípulos e alunos. Lançamento da segunda edição, revista e ampliada, do Shinhagakure, o farol que orienta os Katas do Bushido entre nós, membros do Niten, lançou algumas de suas luzes para os praticantes do Zazen, a prática central dos zen-budistas. Acreditamos que para todos ali presentes fora uma oportunidade singular, rara, na qual se evidenciou a convergência sutil entre Caminhos que, numa visão rudimentar, parecem distantes: o da Guerra e o da religiosidade. No início do evento, o Sensei apresentou alguns Katas de Iai, nos quais o público pôde se impressionar com cortes velozes, precisos, simples e eficientes. Com a Katana embainhada, chegou o momento em que o Sensei desembainhou outra Espada, a da sabedoria e, junto à Monja Coen Sensei, qual Shidachi e Uchidatchi, nos brindaram com cortes que datam de mais de 800 anos. A conexão dos dois mundos se mostrou evidente, nossa visão se aperfeiçoou, e a cultura Guerreira provou que, na verdade, é autenticamente uma cultura de paz.

O Sensei foi, mais uma vez, preciso, direto, simples e eficaz: Sassen! Trouxe aos presentes nossa lição básica para o ano do Coelho, a lição transmitida no início do ano: Kokoro Kara (Shinhagakure, p. 81, São Paulo: 2010)! Mas onde está a convergência entre o budismo e a Espada? Como, afinal, Kokoro Kara pode ilustrar essa ligação? Na verdade, é bem simples, como os cortes que vimos no início do evento...
O Caminho budista é orientado por uma constante e dedicada supressão do Eu egoísta, vaidoso, isolado e desintegrado. Os katas desse Caminho, em vários pontos similares aos dos Bushis, valorizam a Sangha, isto é, o bem-estar do grupo, da Comunidade, que é a jóia preciosa cujo brilho é capaz de iluminar a vida e a morte, a existência completa.

No Caminho da Espada, com efeito, o mais difícil não é derrotar um oponente habilidoso, mas sim a si mesmo. No Hagakure, mestre Tsunetomo diz: “Não conheço o caminho para derrotar os outros; conheço apenas o da minha própria derrota”. Derrotar a si mesmo nada mais é do que derrotar o próprio ego, esse monstro que faz rachar os pilares da Sangha, e apenas traz a escuridão! Mas como derrotar o Ego? Qual a técnica? Qual o Kata? A palestra do Sensei trouxe a resposta: Kokoro Kara!
Ao fazer tudo de coração, sem julgar, sem ponderar, sem esperar nada em troca, nem recompensas materiais ou sociais, estamos no Caminho da compreensão espiritual, da espada e da vida. Kokoro Kara ser é veloz, preciso, simples e eficiente: diante de qualquer situação, é como um saque de Iai Jutsu. Para o Bushido, a vida é um Shugyo, e, o tempo todo, estamos aparando o jardim: fazendo-o de coração, a técnica certa estará presente, e o jardim ficará belo e harmonioso. O Shugyosha que está em estado de atenção plena, constante, reage aos ataques do inimigo sem intervalos de tempo, pois a lentidão, a letargia e a ineficiência são obras do Ego: “Sabedoria é ser chamado e responder “Hai” imediatamente”, ensina o monje Takuan Soho, mestre de Musashi Sensei. Nas palavras do Shinhagakure, a grande sabedoria, a grande habilidade na Espada, virá quando formos capazes de responder “Hai” de coração, sem intervalos, sem julgamentos.

A maior lição que nos foi dada neste 25/01/2011, Kokoro Kara, mostrou que o Caminho do Guerreiro não está nas grandes façanhas, nos atos heróicos: na verdade, o Caminho abre passagem nas tarefas mais simples, mais comuns: quem for capaz de fazê-las de coração, trará iluminação para si e para o mundo. Kokoro Kara é atenção plena no cotidiano, é Shugyo: Espada no Obi e polegar no Tsubá, todo o tempo!
Domo arigatou-gozaimashitá Sensei, por nos mostrar que, hoje em dia, “nada é mais necessário que o modo de vida Samurai”.

Cristiano
Unidade Ana Rosa

Tags: ShinHagakure,